Representações de Iratã sobre problemas na saúde tem encaminhamento positivo

Representações de Iratã Abreu para corrigir graves problemas da Saúde em Palmas têm encaminhamentos positivos no MPE-TO...

Vereador Iratã Abreu
Descrição: Vereador Iratã Abreu Crédito: T1 Notícias

O líder da oposição na Câmara Municipal de Palmas, vereador Iratã Abreu (PSD-TO) avaliou como positivo os encaminhamentos dados pelo Ministério Público Estadual (MPETO) às representações protocoladas por ele no dia 20 de dezembro do ano passado para pedir solução aos graves problemas detectados na Saúde Pública de Palmas.

Para Iratã, a rápida resposta do MPE-TO às representações apresentadas por ele e pelos vereadores Joaquim Maia (PV) e Lúcio Campelo (PR) demonstra que o bloco da oposição está certo ao cumprir o seu papel. “Mostramos uma realidade. A gestão assumiu suas falhas e agora se comprometeu diante do Ministério Público a corrigi-las”, disse Iratã ao ressaltar que quem ganha com isso é a população.

Dos encaminhamentos do MPE-TO, Iratã destacou o compromisso por parte da Prefeitura de Palmas em normalizar o abastecimento das farmácias da rede municipal com medicamentos que estão em falta como Ácido Fólico, Omeprazol, Polivitamínico, Diazepam e Cefalexina.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou ao MPE-TO, os processos referentes às licitações para aquisição de medicamentos estão concluídos e homologados, devendo ser contratados nos próximos dias. A Semus informou também que foi regularizado o estoque de tiras de glicemia, utilizadas para aferir a taxa de glicose no sangue.

Outro ponto destacado pelo vereador foi o compromisso da gestão de contratar, em regime temporário, farmacêuticos para atuarem nas farmácias municipais e depois suprir a carência destes profissionais com a realização do concurso público. Em dezembro, quando Iratã apresentou o diagnóstico, das 10 farmácias do município, apenas em quatro havia farmacêutico trabalhando.

 

Dengue

Alvo também das representações do bloco da oposição, o combate à dengue e outras endemias será reforçado com a contratação temporária de 50 novos servidores. Iratã recorda que no diagnóstico foi detectado que 40 das 125 microzonas estavam sem cobertura, completamente desassistidas.

 

Odontológicos

Sobre os consultórios odontológicos que estavam desativados nas escolas de tempo integral Padre Josimo, Eurídice Ferreira de Melo e Caroline Campelo e que em muito prejudicou os alunos atendidos nestas unidades escolares, a Semus argumentou junto ao MPE-TO que o remanejamento dos equipamentos para unidades de saúde foi feito para que o atendimento fosse estendido à população. Contudo, o novo secretário municipal de Saúde, Luiz Teixeira, se comprometeu a reativar o serviço tão logo o concurso da Saúde esteja concluído.

 

Tabela

Ao finalizar, Iratã destacou a postura do secretário Luiz Teixeira no que se refere à disposição de regularizar a oferta de procedimentos de média e alta complexidade. Segundo o vereador, o novo secretário entende que tem de pagar o preço justo pelos serviços que a rede privada de saúde presta ao município. Iratã lembrou que da forma como estava acontecendo, com o município querendo pagar apenas o preço praticado pela tabelo do SUS, era impraticável e acabou gerando a redução na oferta de exames ou quase nenhuma oferta.

“Acredito que ao forçar os fornecedores a atenderem pela tabela SUS, a intenção ex-secretário era enfiar a faca nos fornecedores de Palmas e fazer com que eles não conseguissem atender para depois trazer empresas de fora”, disse Iratã reafirmar que a substituição na Pasta foi uma decisão acertada gestão.

 

Comentários (0)