Reuniões da Cenovo recomeçam pelo Sudeste: em Arraias no dia 10 e Dianópolis dia 11

Presidida pelo deputado estadual Paulo Mourão (PT) a Comissão já percorreu Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Araguatins, no primeiro semestre

Reuniões serão retomadas no próximo dia 10
Descrição: Reuniões serão retomadas no próximo dia 10 Crédito: Antônio Gonçalves

Passado o recesso parlamentar, as reuniões da Comissão Especial de Estudos para o Novo Ordenamento, Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) da Assembleia Legislativa (AL) serão retomadas pela região sudeste, a partir do próximo dia 10, quinta-feira, quando o município de Arraias, a 413 km de Palmas, será palco das discussões. Já dia 11, sexta-feira, a comissão se reúne no município de Dianópolis, a 320 km de Palmas.

 

Presidida pelo deputado estadual Paulo Mourão (PT) a Comissão já percorreu Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Araguaína e Araguatins, no primeiro semestre. A reunião em Arraias começa a partir das 15 horas, no campus universitário Professor Doutor Sérgio Jacintho, já em Dianópolis, às 14 horas, no Colégio João D´Abreu.

 

 A Cenovo vem debatendo, de forma democrática, com os mais diversos setores da sociedade, os rumos que o Tocantins precisa tomar nas áreas consideradas prioritárias de investimento: Educação, Saúde e Segurança Pública. Paulo Mourão tem observado que ao longo dos anos a sociedade tocantinense tem ficado à margem da discussão de um projeto político de estado. “Vemos que o poder tem emanado dos grupos políticos e estes são controlados pelo sistema financeiro. Isto só se combate com o exercício da cidadania e é nesse projeto que nós estamos percorrendo o Estado”, argumenta.

 

Mourão avalia que “é preciso se concentrar em um debate plural”, envolvendo as universidades e instituições, por entender que é através da reunião de ideias e pensamentos que será possível construir plataformas de gestão e administração que consigam interferir na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). “O Estado tem gerido muito mal os seus recursos. Gasta muito e gasta equivocado”, alerta.

 

As reuniões têm tido acompanhamento de diversos poderes, como o Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Ministério Público. O procurador de Justiça, José Omar de Almeida Júnior, concorda que o planejamento estratégico partindo da sociedade é a melhor alternativa para desenvolver o Estado. “Esta comissão tem o objetivo de chamar à ordem. É o planejamento para o futuro do Tocantins”, considera. 

 

“Já é possível perceber o quanto a participação da sociedade contribui para o debate e percebemos o quanto essa sociedade clama para participar desse processo de construção do Estado que queremos viver”, observa o defensor público do Estado, Leonardo Oliveira. “Está na hora de ouvir a sociedade para saber que mudanças a população quer para o Tocantins, por isso estamos nessa caminhada em prol do desenvolvimento do nosso Estado”, avalia o conselheiro do Tribunal de Contas, Severiano Costandrade.

 

O trabalho da Cenovo tem recebido apoio e participação do presidente da Assembleia, Mauro Carlesse (PHS). “O que nos move é a busca de novos modelos de gestão administrativas eficientes que fortaleçam as nossas ações produtivas”, declarou ao destacar a importância da participação da sociedade, sindicatos, federações nessa discussão que busca a recuperação econômica e fiscal do Estado.

 

Inscrições

A participação nas sessões da Cenovo garante certificado de cinco horas e as inscrições já podem ser feitas pela internet. Para se inscrever basta acessar o link de Arraias ou de Dianópolis. Vale ressaltar que os certificados somente serão emitidos para quem fizer a inscrição.

 

Novas reuniões

As próximas reuniões estão marcadas para os dias 17, em Guaraí, e 18, Paraíso do Tocantins. Os interessados em obter o certificado de participação, também já podem fazer as inscrições, sendo que em Guaraí basta acessar o link e em Paraíso.

 

Temáticas

Lembrando que cinco temáticas estão em discussão: I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias Produtivas e Sustentabilidade Ambiental; II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária; III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora; IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; V) Política de Saúde e Bem-Estar.

Comentários (0)