Rezende comemora parceria entre Hemocentro e Câmara Municipal

O vereador Fernando Rezende comemora parceria firmada entre o Hemocentro de Palmas e a Câmara Municipal, articulada por ele. A equipe do Hemocentro de Palmas estará na Câmara Municipal nesta terça-feira, 16, para o primeiro dia de coletas, a partir d...

Uma parceria entre a Câmara Municipal de Palmas e a Hemorrede do Tocantins permitirá coletas sistemáticas de sangue e cadastramento de doadores de medula óssea na sede do poder legislativo da capital. A equipe do Hemocentro de Palmas estará na Câmara Municipal nesta terça-feira, 16, para o primeiro dia de coletas, a partir das 8h.

A iniciativa partiu do vereador Fernando Rezende (DEM) que articulou a parceria com os Hemocentros da capital para manter o estoque regulador em condições de atender a comunidade. “A idéia é estabelecer uma cultura de doação permanente. Quem doa sangue contribui com a saúde pública. Minha idéia é cadastrar mil doadores permanentes até novembro”, disse Rezende.

A diretora de Gestão da Hemorrede do Tocantins, Perla Risette, revelou que a situação é preocupante em todos os hemocentros do Tocantins. São cinco unidades (Palmas, Porto Nacional, Gurupi, Araguaína e Augustinópolis) que sofrem com a falta de estabilidade no estoque regulador.

Segundo Risette, uma unidade anexa ao Hospital Geral de Palmas do Hemocentro foi inaugurada em maio de 2010, fruto de solicitações da população. Porém, a estrutura recebe menos de 10 pessoas por dia, muito abaixo do esperado e necessário para suprir as necessidades da capital.

O vereador Fernando Rezende informou que irá promover uma campanha de sensibilização da comunidade para doação de sangue. “Se conseguirmos implantar a cultura da solidariedade na população palmense. Teremos o apoio da Câmara Municipal, empresários, OAB entre outras intituições”, concluiu o vereador.

Cadastramento

Os interessados em se cadastrar como doadores de sangue permanente devem procurar os seguintes locais. (Da Assessoria)

Comentários (0)