Rezende propõe nova regulamentação para o transporte urbano da capital durante sessão

Durante a sessão desta terça, 24, o vereador Ferando Rezende sugeriu uma nova regulamentação do transporte urbano de Palmas. Rezende sugeriu que todo o sistema seja revisto. "Temos que discutir as concessões e a relação transporte coletivo x pod...

O clima na Câmara Municipal de Palmas esquentou durante a sessão ordinária desta terça-feira, 24. Os vereadores subiram o tom quando as discussões giraram em torno do aumento da passagem de ônibus e do sistema de transporte coletivo da capital.

O vereador Fernando Rezende, que tem acompanhado os debates desde o início do ano, sugeriu que todo o sistema seja revisto. “Temos que discutir as concessões e a relação transporte coletivo x poder público. A administração do transporte coletivo é feita pelo sindicato. Isso está errado! Quem tem que coordenar é o poder público. Com isso diminuiremos os custos e o valor da passagem”, disse Rezende.

Para o vereador alguns pontos cruciais devem ser discutidos imediatamente, como: gestão do sistema; prazo de validade das passagens; benefícios que justifiquem aumentos; subsídios do poder público para gratuidade das passagens para estudantes, idosos e militares.

“Não conheço nenhum negócio em que o proprietário receba primeiro para depois trabalhar. Todo mundo vende para receber. Temos que cobrar os subsídios do poder público para custear as pessoas que não pagam passagens. A população acaba pagando, quando na verdade os valores deveriam ser arcados pelo poder público, como acontece em várias capitais no país”, comentou o vereador.

Rezende também citou a justificativa de aumento com base na compra de 25 novos veículos. Segundo o vereador uma parte da aquisição já estava prevista pelo Conselho de Trânsito. “Fala-se na aquisição de 25 novos ônibus com a tarifa elevada para R$ 2,50, mas quando aprovamos a tarifa de R$ 2,20, já prevíamos a aquisição de 10 novos veículos. Como aumentar uma passagem sem antes colocar as melhorias e os novos veículos para a população?”, questionou Rezende.

Para o vereador a discussão sobre aumento de tarifa só será retomada quando “a população começar a sentir que melhorias foram instaladas”, concluiu.

Requerimentos

Durante a sessão desta terça-feira foram aprovados cinco requerimento de autoria do vereador Fernando Rezende. Todos tratando de limpeza urbana. Na ocasião o vereador apresentou outros 23 requerimentos que tratam de segurança, saúde pública, iluminação e limpeza urbana na capital. “Infelizmente tem sido uma ação recorrente apresentar requerimentos desta natureza, pois as reclamações não param de chegar ao nosso gabinete. Vou continuar atendendo as reivindicações da população. Temos o habito de acompanhar os requerimentos e cobrar dos secretários as providências necessárias”, informou Rezende. (Com informação da Assesssoria)

Comentários (0)