Sancionada lei que institui mês de prevenção ao câncer do útero; PL é de Claudia

De autoria da deputada Claudia Lelis, o projeto de lei institui a campanha de prevenção do câncer do colo do útero, denominado “ Janeiro Verde Piscina”. 

Crédito: Ascom/Deputada Claudia Lelis

A Lei n° 3877 publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira, 07, de autoria da deputada estadual Claudia Lelis (PV), institui a campanha de prevenção do câncer do colo do útero, denominado “Janeiro Verde Piscina”. 

 

“Esse tipo de câncer quando diagnosticado no início tem cerca de 90% de chaves de cura, mas infelizmente nem todas as mulheres possuem acesso a esse tipo de exame, por isso, quanto mais informação melhor, e a intensificação da campanha em um mês exclusivo destinado a esse assunto, contribui muito”, afirmou a parlamentar pevista. 

 

Com a sanção da lei, o Tocantins passa a ter no calendário oficial a indicação do mês de janeiro, para intensificação de ações em prol do combate ao câncer de colo de útero. 

 

Janeiro Verde Piscina 

 

O nome dessa campanha é usada pela ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica), para conscientização e prevenção do câncer do colo do útero e por isso foi também adotada para o projeto no Tocantins. 

 

A proposta inicial “Março Lilás” que  já foi adotada em outros estados, contudo, no Tocantins, já existe o “Agosto Lilás”, dedicado à conscientização contra a violência doméstica e por essa razão, na Comissão de Educação da AL, houve a mudança no texto original - através de projeto substitutivo - de autoria do deputado Leo Barboza para adotar “Janeiro Verde Piscina” como o nome da campanha pretendida.

Comentários (0)