Senado tem exposição com artesanato do Tocantins com incentivo de Kátia Abreu

São colares, brincos, bolsas e objetos de decoração produzidos com sementes, capim dourado e outras fibras típicas da região Norte que ficam expostos até sexta, 20.

Crédito: Waldemir Barreto- Agência Senado

Por iniciativa da senadora Kátia Abreu (PDT-TO), o Senado inaugurou nesta quarta-feira (18) a exposição Tesouros do Tocantins. São colares, brincos, bolsas e objetos de decoração produzidos por artesãos do estado, especialmente mulheres, com sementes, capim dourado e outras fibras típicas da região Norte. A mostra pode ser vista até esta sexta-feira (20).


 
A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) falou da importância do apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) à economia criativa, ao se referir ao trabalho dos artesãos. S


 
Segundo a parlamentar, a indústria criativa representa hoje 2,6% do produto interno bruto (PIB) e ainda tem um potencial enorme para crescer.  “Economia criativa é tudo aquilo que vem do coração, da alma, da mente e das mãos das pessoas. Na hora da crise e do desemprego, a economia criativa é que vem para ajudar as famílias a sobreviver. É o que nós trouxemos, nesta exposição, com o nosso carro-chefe, o capim dourado”, afirmou.


 
Rota do turismo


Kátia Abreu anunciou que apresentará, juntamente com os senadores Eduardo Gomes (MDB-TO) e Irajá (PSD-TO), projeto que institui o estado do Tocantins como rota nacional do turismo de aventura, ecológico, rural, de sol e praia de água doce, de vivência cultural, religioso e gastronômico.


 
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participou da abertura da exposição. “Eu não tenho dúvida de que milhares de brasileiros e estrangeiros passarão aqui nos próximos dias. A partir de toda a riqueza representada aqui, a gente vai poder difundir a cultura e a tradição de vocês artesãos, que constroem a história do estado do Tocantins e ajudam o Brasil”, disse.


 
Davi destacou a participação na organização da mostra do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), importante por congregar os pequenos empresários, responsáveis pela geração de riqueza e emprego no país.

Comentários (0)