Senador Ataídes Oliveira discursa em homenagem a Itamar Franco

Na tarde desta segunda-feira, 4, o senador Ataídes Oliveira fez um depoimento sobre a sua convivência com o ex-senador Itamar Franco no Senado Federal. Durante sua fala Ataídes disse que a falta de Itamar deixa "uma lacuna na nação brasileira&qu...

O senador Ataídes Oliveira (PSDB TO) fez na tarde desta segunda-feira, 4, no Plenário do Senado Federal em Brasília um depoimento sobre a sua convivência com o ex-senador Itamar Franco. Ataídes lembrou que pouco depois de discursar pela primeira vez no Senado, em três de maio deste ano, foi questionado por Itamar sobre quais cargos públicos já havia ocupado.

- E eu lhe disse que, até então, nunca havia exercido nenhum cargo público - contou.

Segundo ele, ao ouvir a resposta Itamar, espantado disse que "é interessante que o Senado tenha homens como V.Exa entre nós" e o convidou a sentar a seu lado no Plenário. Ataídes aceitou o convite e, a partir daí, dialogou com o senador mineiro em várias oportunidades, recebendo conselhos do colega.

Professor Itamar Franco

Durante as três semanas seguintes à minha posse, passei a sentar ao seu lado, entre o meu líder Álvaro Dias e o "professor" Itamar Franco". E assim foi até a sua internação para tratamento de saúde, contou Ataídes pouco antes do encerramento dos trabalhos em sinal de luto, como determina o Regimento do Senado.

- Posso afirmar que essa receptividade a um principiante, por um ex-presidente da República, um cidadão com o calibre do nosso querido Itamar Franco, marcou a minha vida e vai marcar para o resto de toda ela - afirmou.

Para Ataídes, a ausência de Itamar deixa "uma lacuna na nação brasileira": "Homem de coragem, nunca se curvou aos movimentos da política brasileira. Sua história de vida é reta, e a sua participação na história do Brasil deixa-nos mais orgulhosos de nossa própria história" - disse o senador Ataídes.

A seguir a continuidade do discurso de Ataídes:

"Pessoalmente, sinto que a companhia de Itamar nestas três semanas de Senado, marcaram meu mandato e deixam para meu futuro muitas lições de integridade, legalidade e respeito pela Constituição e pelo povo brasileiro.

O senador Itamar foi balizador não somente da minha atuação neste período, mas foi balizador de muitos outros senadores aqui presentes.

Ele foi um alvo a ser seguido e eu lamento que eu tenha tido tão pouco tempo para acompanhar Itamar Franco aqui no Senado Federal.

Itamar foi um grande líder que ao longo de sua trajetória política nos deixa um legado de seriedade, lealdade e responsabilidade pela coisa pública. Exemplo que todos nós políticos, devemos seguir.

Despeço-me de Itamar Franco e transmito meus sentimentos aos amigos e à sua família."

(Da Assessoria de Comunicação)

Comentários (0)