Senador Ataídes Oliveira recebe estudantes de direito de Araguaina em Brasília

Na tarde desta segunda-feira, 13, o senador Ataídes Oliveira (PSDB) recebeu uma turma de 45 universitários do curso de Direito da Faculdade Católica Don Orione, de Araguaína....

Uma turma de 45 universitários do curso de Direito da Faculdade Católica Don Orione, de Araguaína visitou na tarde desta segunda-feira, 13, o senador Ataídes Oliveira (PSDB) em Brasília. O grupo coordenado pela profª. Milena De Bonis, de Direito Constitucional, explicou que a visita ao Congresso Nacional faz parte de um programa de visitas aos principais órgãos do Poder Judiciário do país.

Programação

Na viagem a Brasília, além do Congresso Nacional o grupo da Faculdade Don Orione tem na programação visitas a Advocacia Geral da União, Tribunal Federal de Recursos da 1ª Região, OAB, TCU, Superior Tribunal Militar, Conselho Nacional de Justiça, STJ, Procuradoria Geral da União e Supremo Tribunal Federal. A visita ao Supremo é ponto alto da visita, segundo a professora de Direito Constitucional, pois é a última palavra em matéria constitucional no país.

Ao recepcionar os alunos em seu gabinete, o senador Ataídes ressaltou a importância dos estudantes "ocuparem os espaços de trabalho de maneira ética e vigilante". Aos alunos, disse sobre a necessidade de se indignarem diante de situações como os "elefantes brancos" construídos com recursos do orçamento federal e abandonados por falta de recursos não previstos ou utilidade real. "Urgente e essencial é a maior participação dos jovens brasileiros na vida política do país", disse Ataídes, que já foi professor de Direito, ao motivar os alunos a participarem mais ativamente das decisões que envolvem a coletividade.

Testemunho

A aluna Shely Delinnajara, testemunhou o bom aproveitamento da viagem a Brasília. A partir desta experiência, meus horizontes já estão mais amplos. Posso direcionar meus estudos não apenas para a carreira do Direito, mas também buscar espaço na atuação política, no magistério e nos tribunais locais como primeiro passo para os tribunais superiores. Da mesma maneira pensam os alunos Rômulo Martins (18) e Luis Fernando Azevedo (17), os alunos mais jovens do grupo – e "os mais esforçados da turma", de acordo com a orgulhosa professora Milena.

Os alunos da Faculdade Don Orione estão viajando sem ajuda governamental. Dividindo os custos de hospedagem e transporte, desta vez os alunos estão hospedados no Instituto Nossa Senhora da Piedade, da Congregação das Freiras Auxiliares, parceiro dos orionistas nesta iniciativa, explicou Milena De Bonis. Racionalizando despesas e levantando recursos através de ações pontuais como doações e rifas, todos os semestres a turma de Direito Constitucional retorna a Brasília, explicou a paulista Milena De Bonis, professora em Araguaina há quase três anos. O meu principal retorno é ver nos olhos de meus alunos a "ampliação dos seus horizontes de vida", resumiu.

(Da Assessoria do senador Ataídes Oliveira)

Comentários (0)