Senador João Ribeiro preside a sessão e faz discurso em homenagem a criação do Tocantins

O senador João Ribeiro presidiu a sessão que homenageou o Tocantins por seus 23 anos no Senado. Durante seu discurso o senador enfatizou que os 23 anos da promulgação da Constituição Federal e da criação do nosso Estado "traz dupla satisfação pa...

O Senado Federal comemorou ontem (05) os 23 anos da promulgação da Constituição Federal e da criação dos estados do Amapá, Roraima e Tocantins. O requerimento para a comemoração da Carta de 1988 foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL AP) e apoiado por diversos outros senadores da região Norte. A Constituição de 1988 marcou a transformação dos territórios do Amapá e de Roraima em estados e criou o estado do Tocantins a partir da divisão do estado de Goiás.

Em seu pronunciamento, João Ribeiro enfatizou que os 23 anos da promulgação da Constituição Federal e da criação do nosso Estado “traz dupla satisfação para o povo tocantinense”:

“Primeiro, pela coincidência dos acontecimentos, pois num único ato o Brasil promulgou sua moderna Carta Magna e reconheceu o direito pela emancipação das antigas terras do norte goiano, que travou histórica luta para fazer surgir o grandioso Estado do Tocantins de hoje. Segundo, porque o ato da promulgação da Constituição Federal representou um passo seguro para o Estado de direito. Situação que foi muito desejada por todo o País, assim como era a criação do Tocantins pelo então povo do Nortão goiano”.

Criadores do Estado

Ao lembrar a historia de criação do Tocantins, o senador tocantinense rendeu homenagem aos então deputados federais Siqueira Campos e José Freire pela “decisiva atuação durante a Assembléia Nacional Constituinte de 1988”. Nessa mesma época, trabalhei pela emancipação, como deputado estadual, já que eu era deputado por Goiás. Naquele período, recordo dos colegas da Assembléia Legislativa de Goiás que comigo se ombrearam e que nos permitem hoje aqui estar para celebrar a fundação do Tocantins, recordou João Ribeiro.

Lembro dos deputados Totó Cavalcante, que depois foi Senador, Hagahus Araújo, Brito Miranda, Edmundo Galdino, e do saudoso João Lisboa da Cruz e tantos outros. Todos esses deputados nortenses (do Goiás) que depois ficaram no Tocantins, registrou o senador João Ribeiro.

Ao final de seu discurso, João Ribeiro enfatizou que “nesses últimos 23 anos, o povo tocantinense mostrou ao País que estavam certos aqueles que defenderam a criação do Tocantins.

"Condições Excepcionais para o Investimento Público e Privado"

Está praticamente implantado em nosso território um imponente eixo de desenvolvimento econômico, a Ferrovia Norte-Sul, “a ferrovia da integração nacional” como reconheceu mais tarde o presidente Lula, um grande incentivador do desenvolvimento do Tocantins.

Alem disto, é de lá que se exporta a carne bovina para dez países, a partir de uma produção que somente em 2010 mais do que dobrou em relação a 2009, registrando aumento de 125%. Também somos, hoje, os maiores produtores de grãos da região Norte. Somente a safra de soja de 2009/2010 foi de mais de um milhão de toneladas.

O Estado também se destaca na área de energia. Nos próximos dez anos, cerca de 40 usinas de etanol e biodiesel serão instaladas em uma área de quase um milhão de hectares.

Hoje, o Estado se estruturou e reúne condições excepcionais para o investimento público e privado”, resumiu o senador ao deixar a tribuna do Senado Federal. (Da Assessoria)

Comentários (0)