Sob coordenação de Damaso, mais de 100 prefeitos discutem pauta municipalista

Reunião ocorreu nessa terça-feira, 26, e discutiu pautas importantes relacionadas ao municipalismo

Crédito: Divulgação/Ascom dep. Osires Damaso

A bancada federal, sob a coordenação do deputado Osires Damaso (PSC), realizou nesta terça (26), uma reunião com mais de 100 prefeitos tocantinenses para discutir pautas importantes relacionadas ao municipalismo. Os gestores estão em Brasília para participar da XXlll Marcha em Defesa dos Municípios.

 

O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM), Diogo Borges, apresentou à bancada um documento com mais de 70 assinaturas com as principais demandas para atender os municípios. 

 

Dentre as principais demandas apresentadas, estão o apoio para ações de infraestrutura urbana e rural, da malha viária estadual, cumprimento do Piso Nacional do Magistério e o Piso da Enfermagem. “Nós queremos deixar claro que somos favoráveis aos pisos, mas sozinhos não temos como arcar com essa conta. Precisamos de apoio do Estado e da União”, disse.

 

O coordenador da bancada ressaltou a união da bancada federal em prol dos municípios e que o Tocantins é tema suprapartidário. “O ano de 2022 teve participação recorde de prefeitos tocantinenses na marcha. Foram mais de 100 prefeitos em Brasília buscando apoio para melhorar a qualidade de vida em seus municípios. Como coordenador da bancada, fico muito feliz em recebê-los, ouvir suas demandas e dialogar sobre como levar mais apoio aos municípios”, disse Damaso.

 

“Este é um momento muito especial para todos nós da Bancada do Tocantins, uma vez que há dois anos em função da Covid-19, ficamos impossibilitados de encontrar todos os prefeitos e vereadores. São oportunidades como estas que poderemos conjuntamente discutir e debater o destino do Estado”, disse a deputada Dulce Miranda (MDB).

 

O deputado Vicentinho Júnior (PL) lembrou que sempre procurou evidenciar situações na qual discordava e disse que não irá se furtar das obrigações de mandatos. “Hoje temos a oportunidade de discutir orçamentos via Governo Federal, para, por exemplo, firmar convênios para que o DNIT com a expertise e infraestrutura possa recuperar as nossas rodovias”.

 

“Aqui temos deputados e senadores que trabalham muito pelo Tocantins e são os maiores responsáveis pelos investimentos que o Estado recebe. Também temos parlamentares protagonistas em várias questões nacionais”, destacou Tiago Dimas (PODE).

 

A deputada Professora Dorinha (UB) destacou sua participação para que o Piso do Magistério seja cumprido em todo o Brasil e disse ser favorável ao Piso da Enfermagem, que deve ser votado na próxima semana, mas que a União precisa oferecer meios para que eles sejam cumpridos sem sufocar os municípios. 

 

“Muito boa nossa reunião com as prefeitas e prefeitos do Tocantins. Uma grande demonstração de força dos gestores e gestoras que lutam bravamente para melhorar e fortalecer seus municípios e, consequentemente, a qualidade de vida da população”, afirmou o deputado Célio Moura (PT).

 

Presente na reunião, o governador Wanderlei Barbosa afirmou que tem compromisso com o municipalismo, que é apoiador dos prefeitos e vereadores e que está para somar com esta luta. 

 

Também marcaram presença na reunião os deputados Eli Borges (PL), Carlos Gaguim (UB), e os deputados estaduais Luana Ribeiro (PCdoB) e Jair Farias (UB).

 

Fotos: Divulgação/Ascom dep. Osires Damaso

Comentários (0)