Tiago Dimas volta a criticar preços abusivos de passagens aéreas no Tocantins

Deputado também obteve a garantia de que diretores da Gol e da Latam farão reuniões separadas com a bancada tocantinense no Congresso Nacional

 Tiago Dimas cobra empresas por preços abusivos em passagens aéreas
Descrição: Tiago Dimas cobra empresas por preços abusivos em passagens aéreas Crédito: Divulgação

Durante nova audiência pública na Câmara para debater os altos preços das passagens aéreas no Brasil e escassez de voos regionais - desta vez na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços -, o deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) cobrou, nesta quinta-feira, 7 de junho, as empresas aéreas pelos altos preços praticados no Tocantins e, citando especificamente Araguaína, pediu garantias de que após investimentos de R$ 50 milhões para a qualificação do aeroporto, sejam instalados mais voos frequentes na cidade. 

 

Tiago Dimas é membro da comissão e vem participando ativamente de todas as reuniões do colegiado. A audiência contou com a presença do superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Ricardo Bisinotto Catanant, do economista-chefe do Departamento de Estudos Econômicos do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), Guilherme Mendes Resende, do presidente da Fentac (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil), da coordenadora regional Sul do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários), Patrícia Luzia Gomes, da diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Airlines Brasil, Gislaine Rossetti, do Assessor da Presidência da GOL Linhas Aéreas S.A Alberto Fajerman, do Diretor de Alianças, Distribuição e Azul Viagens da AZUL Linhas Aéreas Brasileiras, Marcelo Bento, e de Adriano Paranaíba, economista e doutor em Transportes na aérea de Concentração, Logística e Gestão. A presença dos executivos das empresas aéreas, inclusive, foi por sugestão do próprio Tiago Dimas. 

 

Como de praxe, todos tiveram dez minutos para apresentar suas opiniões sobre o tema. Tanto as empresas aéreas, quanto a própria ANAC, tentaram justificar a situação atual, culpando a crise econômica e dificuldades do mercado. 

 

No entanto, Tiago Dimas destacou que a população está se sentindo enganado pelo setor. Ele apresentou levantamento que mostrou preços muito desproporcionais cobrados pelas companhias no Tocantins, em especial da Gol nos voos diretos para Brasília. As passagens a partir de Palmas, em geral, têm preços bem mais caros de que cidades de porte semelhante como Porto Velho, Marabá, Santarém, Rio Branco e Presidente Prudente, mesmo todas elas sendo mais distantes de Brasília em linhas retas na comparação com a capital tocantinense. 

 

“Os voos diretos estão com um preço absurdo, impraticáveis. Por que o quilômetro voado de Palmas para Brasília é bem mais caro de que outras cidades do mesmo porte, chegando a ser superior em mais de quatro vezes? Por que a Gol cobra muito mais caro dos tocantinenses?”, ressaltou o parlamentar. 

 

O deputado também destacou a questão da cobrança de bagagem, lendo várias notícias da época em que esse encargo passou a ser feitos aos consumidores com promessas da ANAC e das empresas de baixar o custo das passagens, algo que não se confirmou – os valores aumentaram muito acima da inflação. Nas notícias, inclusive, havia uma declaração do próprio Ricardo Bisinotto Catanant, representante da ANAC no encontro. 

 

“Essa é uma queixa do país inteiro. Ouvimos aqui [na Câmara] que o preço das passagens cairia se a bagagem despachada fosse cobrada à parte, mas é óbvio que nada disso ocorreu. O brasileiro está cansado dessa frustração. Estamos cansados de ser enganados”, salientou. 

  

Compromissos e garantias 

 

O parlamentar lembrou, ainda, que a redução significativa de ICMS sobre o combustível de aviação no Tocantins (diminuição pode passar de 10 pontos percentuais) não refletiu em nada nos preços cobrados ao consumidor no Estado. O combustível é o maior insumo do avião, correspondendo a quase 35% do preço da passagem. 

 

Dentro dessa linha de concessões ao setor, Tiago Dimas recordou que o principal motivo alegado pelas empresas para não fazerem voos regionais é a falta de infraestrutura aeroportuária. “Vamos fazer investimentos de R$ 50 milhões em Araguaína, tudo de dinheiro público, dinheiro dos brasileiros, esperamos que após isso não sejam colocados novos empecilhos que frustrem a esperança por mais voos”, afirmou. 

 

Ao fim da audiência, os executivos da Gol e da Latam se comprometeram a se reunir, nos próximos dias, com a bancada tocantinense no Congresso Nacional para debater os temass e tentar encontrar alternativas. Essas reuniões vão ocorrer separadamente. Com a Azul, várias reuniões já foram realizadas. 

 

Confira o discurso de Tiago Dimas na íntegra no seguinte link: https://www.facebook.com/depfederaltiagodimas/videos/363427604305550/

 
 

 

Comentários (0)