Vereador Diogo Fernandes analisa retrospectiva do primeiro ano de mandato na Câmara

Vereador também é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Vice-presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Ética e Decoro Parlamentar

Vereador Diogo Fernandes
Descrição: Vereador Diogo Fernandes Crédito: Cleober Taquara

Eleito com 1636 votos nas últimas eleições, Diogo Fernandes desempenhou seu papel sendo um dos vereadores mais atuantes da Casa de Leis em 2017, exercendo também seu trabalho como Presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e Vice-presidente da Comissão de Cidadania, Direitos Humanos e Ética e Decoro Parlamentar.

 

Meio Ambiente

 

Representando cada um dos votos obtidos para sua eleição, uma das primeiras ações de Diogo foi plantar em pontos estratégicos da cidade mudas de árvores que foram doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação foi um dos compromissos de campanha que o vereador assumiu.

 

Gabinete Itinerante

 

Com um discurso pautado na humanização de políticas públicas e no desenvolvimento pessoal por meio da força do trabalho da sociedade, Diogo começou seu mandato dando indícios que era em prol disso que continuaria trabalhando.

 

Para evidenciar a importância de incluir a sociedade, o vereador decidiu levar seu gabinete para comunidades, oferecendo atendimento parlamentar, jurídico, social e da área da saúde de forma gratuita, nas edições realizadas neste ano, foram atendidas mais de 1500 pessoas. Junto a esclarecimentos sobre o trabalho de um vereador, os participantes puderam preencher formulários de requerimentos que foram levados para a Câmara Municipal de Palmas.

 

Requerimentos e Projetos de Lei

 

Diogo apresentou diversos requerimentos para solicitar pavimentação asfáltica, recapeamento, reforma de estruturas essenciais para o atendimento à sociedade como escolas, unidades de saúde, pontos de ônibus e muito mais. Ao todo foram 132 requerimentos apresentados e 65 aprovados, além de cinco Projetos de Lei já sancionados.

 

Concessionárias de Água e Energia

 

O parlamentar defendeu os interesses da população junto às concessionárias de água e energia da cidade que estavam acostumadas com a posição de poder que tornava os cidadãos reféns de suas atuações.

 

Além do esclarecimento da bi-tributação, que apesar de todos os esforços parlamentares acabou por ser mantida, tramita na Câmara o Projeto de Lei que proíbe a taxa de religação de água e energia, dando possibilidade de equilíbrio nesta relação entre consumidores e concessionárias.

 

“Quando uma conta é paga com atraso, depois de um corte, o consumidor já deve pagar juros e multas” explicou o parlamentar, “cobrar mais uma taxa para religar os serviços é um absurdo”.

 

Ainda no início do ano, apresentou o Projeto de Lei que protegia o consumidor no caso dos cortes do serviço de energia em vésperas de feriados ou finais de semana, uma ação tão necessária que foi replicada na Assembleia Legislativa e ampliada para todo o Estado.

 

Avenida Palmas Brasil Norte

 

Diogo foi responsável pela transformação da Avenida LO 14 na nova Avenida Palmas Brasil Norte. O Projeto de Lei além de alterar o nome da Avenida, leva a possibilidade de crescimento para a população e comerciantes da região que foram ouvidos pelo vereador para que a realidade da região fosse mudada.

 

Hoje uma avenida com um potencial enorme recebe a oportunidade de se tornar referência. O Projeto prevê melhorias de infraestrutura, como sua duplicação, criação dos bolsões de estacionamento e paisagismo para o local, levando além da iluminação, um destaque para a região.

 

Iris Rezende, Cidadão Palmense

 

Em sessão solene na Câmara Municipal, Diogo concedeu ao prefeito de Goiânia, Iris Rezende, o Título de Cidadão Palmense. O projeto foi de autoria do vereador, grande admirador da trajetória política de Rezende.

 

“Quando governador de Goiás, Iris fez um ótimo trabalho em relação ao desenvolvimento do norte do Estado, hoje o nosso Tocantins” justificou o vereador, “como Ministro da Agricultura, em meio a uma grave crise econômica, nos deu uma importante participação em sua gestão, quando o país quebrou o recorde de produção de grãos por dois anos consecutivos”.

 

Grande inspiração para Diogo Fernandes, Iris Rezende durante seus mandatos implantou o regime de mutirões, construiu obras com a participação popular e chegou a erguer mil casas em um único dia, mostrando a importância da Habitação em suas gestões.

 

Bolsa Universitária

 

Entre os Projetos de Lei apresentados pelo vereador, um dos mais importantes é o que oferece bolsas de estudos para estudantes que não tem a oportunidade de pagar pelo curso superior. Tendo em vista a pequena porcentagem de cidadãos que conseguem alcançar a graduação, o vereador pontuou como importante a iniciativa do poder público em fornecer as condições necessárias para melhorar este indicativo.

 

“Seria muito interessante se o Poder Executivo acatasse esta iniciativa”, defendeu o vereador na apresentação da proposta, “disponibilizar essas bolsas a tantos jovens que não tem perspectiva de uma formação profissional, será uma grande oportunidade para que possam receber o maior instrumento de desenvolvimento pessoal e consequentemente da nossa capital, que é o conhecimento”.

 

Fernandes destacou que a sugestão do projeto é que o Poder Executivo destine em torno de 7 ou 8 milhões de reais de um orçamento bilionário, direcionando estes recursos para aproximadamente 1000 bolsas universitárias.

 

Transposição do Rio Tocantins

 

Diogo Fernandes solicitou apoio aos pares para o envio de expediente aos Deputados Federais da bancada do Tocantins para que votassem contra o Projeto de Lei 6569/13 do deputado Gonzaga Patriota (PSB-PE). O projeto prevê a transposição do rio Tocantins para um afluente do rio São Francisco.

 

Além dos prejuízos ambientais e a dificuldade que o rio Tocantins tem enfrentado em vários municípios, Fernandes também levou a atenção dos parlamentares a onerosidade que o projeto pode custar aos cofres públicos.

 

“Vim pedir a sensibilidade da nossa bancada federal para que nossos deputados possam nos defender. Precisamos encontrar uma solução mais barata e mais viável que vai resolver o problema da seca no nordeste de forma mais eficaz sem prejudicar o povo do Tocantins” frisou o parlamentar.

 

A solicitação do vereador contou com o apoio e aprovação de parlamentares que se mostraram também preocupados com a questão e elogiaram o posicionamento e a iniciativa.

 

Oposição

 

Após vários descontentamentos com o Executivo, Diogo decidiu deixar a base aliada ao Executivo na Casa de Leis, tendo inclusive apoiado a greve da Educação do município. Um dos motivos mais pertinentes para o rompimento foi a falta de diálogo que não permitia o avanço de projetos apresentados.

 

Considerações

 

É possível afirmar que Diogo oferece aos cidadãos a possibilidade de somarem e lutarem pelas demandas necessárias para a cidade. Com um trabalho intenso, o vereador se fez presente de forma incisiva, sempre priorizando as necessidades da população.

 

“É muito importante o trabalho que fazemos aqui. Hoje estou representando o povo palmense aqui na Casa de Leis e é necessário bom senso para cumprir um mandato eficaz” considerou o vereador. “Tem que ir pras ruas sim, ouvir os cidadãos, os comerciantes e entender as demandas para poder ajudar, o trabalho não é feito somente no parlamento” finalizou.

 

Avaliando como positivo o primeiro ano de mandato, Diogo Fernandes ressaltou seu compromisso com a população e se colocou à disposição, com as portas do gabinete sempre abertas para atender as demandas necessárias para uma cidade melhor.

Comentários (0)