Via Dorinha, Bancada Feminina articula pauta de votação e aprova projetos sobre saúde

A Secretaria da Mulher prepara para Março evento em que serão anunciados projetos prioritários para 2020.

Crédito: Divulgação

Foram aprovados em plenário dois projetos que contaram com a articulação da Bancada Feminina para inclusão prioritária na Ordem do Dia.  O primeiro, de autoria da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) obriga a realização de exame de ultrassonografia mamária, através do SUS, para prevenir o câncer de mama. O segundo, relatado por Marina Santos (Solidariedade-PI), trata da criação do Dia Nacional da Luta contra a endometriose (13 de março).

 

“A Bancada Feminina está avançando na conscientização do Parlamento a respeito do cuidado com a saúde e a vida da mulher”, comentou a Secretária da Mulher na Câmara, deputada Professora Dorinha.

 

Lideradas por Dorinha, em sessão que ocorreu às vésperas do Carnaval, deputadas articularam a prioridade na votação das matérias. Projetos que não tinham acordo para votação foram retirados da pauta.

 

A matéria sobre o exame de ultrassonografia vai agora à sanção presidencial, já a criação do Dia Nacional da Luta contra a endometriose, segue para a tramitação no Senado.

 

A Secretaria da Mulher prepara para Março evento em que serão anunciados projetos prioritários para 2020. Dorinha articula com o ministro Sérgio Moro um trabalho conjunto, já que o Ministro da Justiça e Segurança Pública, prepara um pacote legislativo em defesa da mulher, prestigiando ideias da própria Bancada Feminina na Câmara.

Comentários (0)