Vicentinho pleiteia recursos para esporte e acerta Jogos dos Povos Indígenas com ministro

Em audiência com o ministro dos transportes, o senador Vicentinho Alves (PR) juntamente com o secretário estadual da juventude e esporte, Olyntho Neto, definiram o calendário da realização da 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que será realiza...

O senador Vicentinho Alves participou de audiência no Ministério do Esporte para definir os últimos ajustes na realização da 11ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, que será realizada em outubro, na cidade de Porto Nacional.

O ministro Orlando Silva recebeu o Senador, que foi à reunião acompanhado do Secretário Estadual da Juventude e Esportes, Olyntho Neto; do líder indígena e um dos idealizadores dos jogos, Marcos Terena; do assessor do Senado, o ex-secretário estadual dos esportes do Tocantins, Jayme Lourenço, e demais técnicos do ministério, para definir como esta edição será realizada.

De imediato, a data de realização dos jogos ficou acertada.

“O ministro concordou com o calendário proposto de que os jogos aconteçam entre os dias 08 e 15 de outubro, sendo que a data de lançamento oficial da décima primeira edição ocorrerá no Palácio Araguaia e poderá ser realizada no dia 09 de agosto”, informou o secretário Olyntho Neto.

Os ajustes finais ainda incluem a participação do Ministério do Esporte com a viabilização orçamentária para esta edição.

“Os custos avaliados por planilhas de levantamento feitas em conjunto com técnicos do ministério apontam investimentos na ordem de um milhão e oitocentos mil reais. Ciente da importância do evento, o ministro garantiu a participação de sua pasta com recursos para a realização dos Jogos, como ainda ligou para o Ministro do Turismo, Pedro Novais, e articulou mais recursos para o evento. Com a interlocução do ministro Orlando Silva, o Ministério do Turismo sinalizou positivamente e isso nos deixa muito felizes, pois acreditam num projeto que ultrapassa as barreiras nacionais e tem alcance mundial”, disse Marcos Terena.

O ex-secretário estadual de esportes do Tocantins, Jayme Lourenço, que representando o senador Vicentinho Alves e a convite do próprio Ministério do Esporte, há cerca de vinte dias foi responsável por coordenar com técnicos da pasta ministerial a escolha do local dos jogos, no Tocantins, informou que além da Praia de Porto Real, outros locais na cidade de Porto Nacional serão utilizados pela estrutura dos jogos.

“A praia não será o único espaço utilizado. Ainda o estádio e o centro de treinamento da cidade de Porto Nacional abrigarão as modalidades de futebol masculino e feminino”, pontuou Jayme após a reunião.

O Senador Vicentinho Alves saiu do encontro bastante entusiasmado com a defesa e o empenho do Ministro pela realização dos jogos.

“O ministro Orlando Silva é um parceiro do Tocantins. Conhece o estado, participou da edição dos jogos indígenas que aconteceu em Palmas e demonstrou total interesse na parceria pela realização desta nova edição. Ah, ainda um convite será feito à presidente Dilma para que participe da abertura dos Jogos e esse agendamento será realizado junto à Presidência”, finalizou Vicentinho.

Ainda na reunião, Vicentinho fez gestão junto ao Ministério, apresentando com o Secretário Olyntho Neto, por mais recursos para projetos técnicos de interesse do esporte tocantinense. A intenção é que estes projetos sejam atendidos, como o “Segundo Tempo” e outros de ação continuada, para que garantam o compromisso social do governo do estado do Tocantins com a população. (Da assessoria)

Comentários (0)