Vicentinho recebe ativista Marcos Terena e inicia discussão sobre políticas públicas para os Povos Indígenas

O senador Vicentinho Alves (PR) recebeu nesta quinta-feira, 17, em seu gabinete o ativista que atua na defesa dos índios brasileiros, Marcos Terena. A primeira reunião é o "projeto piloto", segundo Vicentinho, "de uma série de reuniões...

A primeira movimentação do Senador Vicentinho Alves no compromisso de lutar por políticas públicas em prol dos povos indígenas iniciou, nesta quinta-feira, 17, numa audiência onde recebeu, em seu gabinete, Marcos Terena - ativista que atua na defesa dos índios brasileiros. No encontro, Vicentinho expôs sua intenção de atender e valorizar os povos indígenas do Tocantins e do Brasil.

"Marcos Terena é importante neste processo onde começamos a identificar as áreas para onde as políticas publicas que atendam as comunidades indígenas sejam direcionadas. Uma destas ações contempla a saúde de nossos índios. Pretendemos viabilizar o acesso amplo à saúde preventiva, passando pela alimentação adequada à cultura de cada etnia, e que se possa combater os casos de subnutrição nas aldeias, principalmente em crianças, mulheres e idosos.", pontuou Vicentinho.

A primeira reunião é o "projeto piloto", segundo Vicentinho, "de uma série de reuniões de trabalho que realizaremos durante nossa atividade parlamentar."

Para Marcos Terena, "muito tem de ser feito pelos índios brasileiros e contar uma força representativa no Senado Federal, na pessoa do Vicentinho, que mesmo antes de ser eleito senador, já defendia a causa dos povos indígenas na atuação que teve à frente da comissão na Câmara dos Deputados que tratou da subnutrição nas aldeias, é importante e extremamente necessária."

Na proposta de trabalho, órgãos que lidam com a questão indígena serão convidados para participar do plano de atuação às demandas nas aldeias - FUNASA, FUNAI, Ministério da Saúde e Ministério Público Federal.

Importante

Uma dos objetivos do "Metas do Milênio", projeto encabeçado pela ONU (Organizações das Nações Unidas), estabelece a causa indígena como uma das prioridades até 2015.

Marcos Terena - Mais Informações

O administrador de empresas e piloto comercial, Mariano Marcos Terena, é filho do Povo Xané, da região de Aquidauna, Mato Grosso do Sul.

Criador do 1° movimento indígena no País, a União das Nações Indígenas, foi uma das pessoas que articulou os direitos indígenas na Constituição Federal.

Contribuiu na demarcação das terras indígenas pelo Brasil, foi Chefe de Gabinete da Funai e Assessor do Ministro da Cultura.

Terena é idealizador dos Jogos dos Povos Indígenas e do Festival das Tradições Indígenas, tendo participado ainda da idealização do Parque Indígena da Kari-Oca, onde foi realizado com apoio da ONU, a Conferência Mundial dos Povos Indígenas na RIO/92.

Atualmente é o primeiro indígena a estar na direção do Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília. (Da Assessoria)

Comentários (0)