Vilmar do Detran solicita criação de Escola Estadual de Trânsito e Semana de Trânsito nas escolas

O deputado Vilmar do Detran (PMDB) apresentou na Casa de Leis, nesta quinta, 22, dois projetos solicitando a criação da Escola Pública de Trânsito e a instituição da Semana de Trânsito nas escolas públicas e particulares do estado. Para o deputado, o...

Aproveitado as ações da Semana Nacional de Trânsito, o deputado Vilmar do Detran (PMDB) apresentou na Casa, nesta quinta, 22, dois projetos de leis solicitando a criação da Escola Pública de Trânsito e a instituição da Semana de Trânsito nas escolas públicas e particulares do estado.

Em seu discurso na tribuna em defesa dos projetos, Vilmar destacou determinação do Código de Trânsito brasileiro, em seu artigo 320, que direciona a arrecadação de multas, exclusivamente, para sinalização, engenharia de tráfico, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito. O artigo determina ainda um percentual de cinco por cento do valor das multas de trânsito arrecadadas, mensalmente, seja depositado na conta do Funcet - Fundo de âmbito nacional destinado à segurança e educação de trânsito.

O deputado lembrou que somente este ano o estado já arrecadou aproximadamente 9 milhões de reais em multas. “Desses 9 milhões, apenas cinco por cento são repassados à União. O restante deveria ser investido adequadamente como o Código de Trânsito determina, o que não está acontecendo”, revela.

Para o deputado, o envolvimento de todo o poder público deveria ter mais força, promovendo, ao menos mensalmente, semanas de cunho educativo em todas as esferas.

Acidentes de Trânsito

Vilmar citou alguns números alarmantes relacionados a acidente de trânsito no estado: publicação do jornal O Globo mostrando o Tocantins com o maior índice de mortalidade em acidentes de trânsito. São 35,5 mortes para cada cem mil habitantes, a maioria condutores de motocicleta. Já no ranking de acidentes de carro, este mesmo jornal apontou a cidade de Gurupi como a segunda, com 45,7 acidentes para cada cem mil habitantes. Dos 2.915 feridos que deram entrada no HGP por acidente, no ano passado, 591 se envolveram em acidentes motociclísticos.

Citando agora como fonte o Detran/TO, revelou a capital Palmas em primeiro lugar em número de acidentes de trânsito. De janeiro a setembro deste ano já ultrapassamos o número de acidentes em relação ao mesmo período do ano passado: são 3025 acidentes contra 3045 este ano. Os acidentes sem vítima passaram de 1685 para 1805 este ano. (Da assessoria)

Comentários (0)