Waldson da AGESP fala sobre a importância do Dia da Consciência Negra

O Dieese divulgou semana passada uma pesquisa que aponta que a população negra representa 48,2% dos trabalhadores das regiões metropolitanas do Brasil, contudo seu salário é em média 36,1% menor...

Vereador Waldson da Agesp
Descrição: Vereador Waldson da Agesp Crédito: Ascom

Dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, como forma de homenagem ao Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, que morreu em 1695, lutando contra as doutrinas escravistas e em favor da conservação da cultura africana no Brasil. A representação desse dia ganhou força em 1978, quando surgiu o Movimento Negro Unificado no País.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) divulgou semana passada uma pesquisa que aponta que a população negra representa 48,2% dos trabalhadores das regiões metropolitanas do Brasil, contudo seu salário é em média 36,1% menor que o de um “não negro”, independentemente da região ou escolaridade.

Segundo a pesquisa, a diferença de salário e de oportunidade de trabalho é ainda maior quando se trata de cargos de chefia. Nas metrópoles, os negros ocupam 48,2% dos cargos, mas recebem 63,9% menos do que os “não negros”. Entre trabalhadores que possuem nível superior completo, a média de rendimentos por hora é de R$ 17,39 entre os negros, e R$ 29,03 entre os “não negros”.

O vereador fala sobre os dados da pesquisa, “infelizmente, esses são dados de uma triste realidade do nosso Brasil. E essa é uma data importante, pois provoca em nós uma reflexão sobre a introdução dos negros na sociedade. Vale ressaltar também que deve haver um respeito mutuo entre todas as raças, afinal, todos somos seres humanos. Precisamos discutir e trabalhar a fim de conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura para a formação do povo brasileiro, e continuar lutando por um país unificado!”, disse o parlamentar.

 

 

Comentários (0)