2° Exposição Aperitivos tem início nesta terça

Exposição promete intervenção urbana jamais vista na Capital tocantinense. A entrada é gratuita.

Thiago Ramos é o autor do \
Descrição: Thiago Ramos é o autor do \ Crédito: Divulgação

Será realizada, do dia 6 a 23 de novembro, no Espaço Cultural, em Palmas, a 2ª Exposição Aperitivos. Numa narrativa ficcional e atemporal, esta segunda edição do evento trará o tema “O elo entre o quase e a coisa”, tendo o humor como seu maior alicerce dialógico e constitutivo.  

 

Contemplada com o Edital do Estado para Artes Visuais de 2011 - por meio do Prêmio Kathie Tejeda - a 2° Exposição Aperitivos forma um elo com a primeira, realizada em 2010, potencializando elementos como os quadrinhos e cartuns. Sua proposta é apresentar uma alternativa diferenciada, de um produto artístico original, divulgando a cultura do fanzine, buscando alcançar novos públicos. 

 

O objetivo desta edição é oferecer uma exposição interativa, compostas por vários estímulos: tanto com desenhos e ilustrações, quanto os textos, trabalhados como instalações, fazendo com que o espectador se sinta parte e, espontaneamente, complemente as intenções propostas. Outra novidade será o áudio dos poemas e de canções de textos musicados já publicados ou por publicar no referido zine. Instalação esta que proporcionará ao visitante além do estímulo da audição, atiçar os demais sentidos. 

 

De acordo com o artista, compositor, jornalista e autor da Aperitivos, Thiago Ramos de França, a Exposição parte do fanzine, mas não estaciona nele, se transfigura em elementos convergentes dialogicamente. “Esta segunda exposição, assim como a primeira, busca proporcionar o acesso de um público maior a este material, e sua forma de produção artística”, explica.  

 

O autor também reforça a importância de proporcionar o acesso a contemplação e a produção desse tipo de veículo de comunicação que, quanto maior, melhores serão as opções de compartilhamento de conteúdo. “Nunca pensei numa “concorrência”, sempre imaginei uma espécie de “convivência sadia”, em que mais e mais artistas produzam seus materiais e os coloquem para circular. Com mais pessoas produzindo e divulgando, teremos com o tempo, maiores e melhores projetos artísticos. Alcançaremos um estado de diversidade altamente benéfico. É preciso que se pense, mas também é preciso que se faça e depois, que se mude. Evoluir nem sempre é fazer algo tecnicamente melhor, mas conseguir trilhar uma rota impensada”.

 

O visitante irá conferir poemas, textos, quadrinhos, ilustrações com personagens próprios e instalações em que o espectador poderá participar, alterando-as sem prejudicá-las. Além disso, a Exposição irá contar com uma área destinada para a leitura de edições anteriores. 

 

1ª Edição 

Realizada em 2010, a 1° Exposição Aperitivos ocorreu no Espaço Cultural de Palmas, sendo a primeira exposição no estado do Tocantins que partia do fanzine, da figura de um fanzine especificamente, chamado de “Aperitivos”, produzido desde 2007 de forma artesanal e solitária por Thiago Ramos. 

 

A maior intenção da 1° Exposição foi a de mostrar que com ferramentas simples e acessíveis, como lápis, caneta, cola, tesoura, revistas, jornais e papéis é possível produzir veículos de comunicação (artísticos ou não) e interagir com a sua realidade, com as pessoas a sua volta e consigo mesmo, numa espécie de continuum estético que só se define no processo, no devir.  

 

Poesia no centro

Acentuando esta inserção do áudio na proposta da Exposição, nada melhor que manter este mesmo recurso numa de suas ações de divulgação. Para isso, um mini trio elétrico irá passear pelas principais ruas da Capital, nos dias 5 e 6 de novembro, abrindo as atividades da Exposição. O diferencial? É que os palmenses poderão desfrutar de poemas, numa intervenção urbana jamais vista na cidade. O intuito é quebrar um pouco o caráter desse tipo de veículo, que geralmente vincula propagandas comerciais ou políticas, e que desta vez irá divulgar poemas autorais.

 

Nos dias citados acima, o mini trio elétrico irá circular da seguinte forma:

05/11 – 11h às 14h – Circulação: Avenida JK, Praça dos Girassóis, Estação Apinajé e Av. Tocantins, em Taquaralto.

 

06/11 – 15h às 18h – Circulação: Avenida JK, Praça dos Girassóis, Estação Apinajé e Av. Tocantins, em Taquaralto. - 19h – abertura da 2ª Exposição Aperitivos

 

 

Fanzine 

Tipo de veículo de comunicação autoral, feito manualmente, a partir de textos, desenhos e colagens, distribuído através de fotocópias ou xérox. Esta forma própria de se expressar tem relevância cultural, pois de forma crítica e informativa, se tem a liberdade criativa necessária que permite a produção de trabalhos isentos e com maior profundidade. (Da assessoria).

 

Comentários (0)