Cerca de 200 competidores participam do circuito Enduro a pé do Lago

O evento, que faz parte do calendário do Circuito Cultural e Esportivo Investco.

No sábado, 1º de dezembro o reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães será palco do do Circuito Tocantinense de Enduro a Pé – Etapa Enduro do Lago! O evento, que faz parte do calendário do Circuito Cultural e Esportivo Investco, reunirá cerca de 200 competidores. A Investco, dentro de sua política de responsabilidade socioambiental, patrocina o evento, que tem como objetivo estimular as práticas desportistas, incentivar o uso múltiplo do reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães e promover o desenvolvimento regional.

 

Mas, o que é o Enduro a pé?

Imagine uma corrida em que árvores, rochas e um ambiente de mata preservada as margens do reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães substituem uma pista de atletismo.

O objetivo das equipes é realizar um percurso pré-determinado pela organização em trilhas pelo cerrado. Para isso, são fornecidas planilhas com indicações de velocidade média a ser seguida, distâncias e outros detalhes. No total, serão percorridos aproximadamente 8 km, mas não é necessário preparo físico de atleta. O importante é gostar de caminhar e apreciar a natureza. Com isso, o tempo de prova varia entre três e quatro horas.

 

Não é só a velocidade que interessa!

Ao longo do percurso existem vários pontos de controle, que verificam se as equipes estão seguindo a risca o percurso e anotando o tempo de passagem pelo local. Os competidores devem seguir as orientações e passar por pontos de controle no tempo certo. Para a definição do time campeão, é apurada a regularidade de cada equipe, sendo que cada segundo atrasado ou adiantado tira pontos.

 

E a educação ambiental?

O enduro é realizado em Áreas de Preservação Ambiental (APA), com áreas de cerrado, matas fechadas, riachos e as margens do reservatório da Usina Luís Eduardo Magalhães. Um trabalho de preservação é feito durante toda a competição e uma das obrigações dos competidores é recolher o lixo encontrado no percurso. Por isso, a competição promove um momento em que apreciadores da natureza podem unir a aventura de um rally de regularidade a pé e a conservação do meio ambiente.

O Circuito Tocantinense de Enduro a pé – Etapa Enduro do Lago faz parte do Circuito Cultural e Esportivo Investco, com o qual a Investco proporciona a comunidade do entorno do reservatório atividades de educação ambiental, cultura, esporte e lazer. Através da valorização das diversidades culturais locais, o evento busca a conscientização da população sobre a importância da conservação ambiental aliada ao desenvolvimento sustentável.  (Assessoria)

Comentários (0)