Documentário sobre Guerrilha do Araguaia será lançado em Xambioá

A sessão é especial para os personagens que ajudaram a compor o enredo desta história que está fincada em solo brasileiro e tocantinense.

Documentário Tocantins Terra Marcada
Descrição: Documentário Tocantins Terra Marcada Crédito: Divulgação

O relato dos camponeses que vivenciaram a guerrilha do Araguaia é o fio condutor do documentário Tocantins Terra Marcada, da jornalista Priscilla Lima. O filme, um dos contemplados pelo prêmio de audiovisual Cacá Diegues do edital 2011 de incentivo a cultura da Secretaria Estadual da Cultura, vai ser lançado nesta quinta-feira às 19h no hotel Andorinhas em Xambioá.

 

Na década de 70 dezenas de militantes contrários a ditadura militar se refugiaram nas cidades do baixo Araguaia, entre elas Xambioá. Quando o exército descobriu que havia um foco guerrilheiro no interior do país, partiu em perseguição.

 

Estima-se que dez mil oficiais tenham participado da operação que terminou com pelo menos 70 mortos e desaparecidos. Em meio ao conflito uma população, que mesmo desconhecendo o momento político do país, sofreu com as barbáries do regime.

 

Todos os entrevistados e seus familiares foram convidados para participar da sessão. Participarão também demais moradores de Xambioá e cidades vizinhas. A exibição é aberta ao público e gratuita.

 

O quê: lançamento documentário Tocantins Terra Marcada

Onde: Hotel Andorinhas - Xambioá

Quando: quinta-feira 13/12/12 -  19h

Quanto: Entrada Gratuita

Comentários (0)