Espetáculo teatral "O Pescador, o anel e o Rei” estreia nesta 4ª, em Palmas

O espetáculo foi elaborado a partir de uma livre inspiração na obra de Câmara Cascudo, célebre folclorista brasileiro que percorreu as regiões nordestinas recolhendo fábulas, lendas e historias...

Espetáculo estreia nesta 4ª
Descrição: Espetáculo estreia nesta 4ª Crédito: Ascom

A Cia Jocum Cultural estreia em agosto, mês do Folclore, a sua mais nova montagem de teatro de animação: “O Pescador, o anel e o Rei”. Um espetáculo de teatro de Mamulengos que integra o Núcleo de Pesquisas em Teatro de Bonecos, um projeto da Cia Jocum Palmas que foi contemplado no PROMIC 2013 - Programa Municipal de Incentivo à Cultura, através da Fundação Cultural de Palmas.

 

A estreia acontece nesta quarta-feira, 20, com apresentação na Escola Municipal Maria Veronica Alves de Souza (Aureny IV), às 10 e 16 horas. No dia 25, haverá apresentação na Escola Municipal Maria Julia Amorim Soares Rodrigues (Aureny III); no dia 30 de agosto no Shopping Capim Dourado e no dia 31 na Sede da Jocum Cultural (Setor Irmã Dulce).

 

O Núcleo é formado pela direção artística de Vanessa Max, e tem como manipuladores-bonequeiros Reginaldo Veloso, Kátia Veloso e Emanuelle Pião.  A formação técnica de manipulação de bonecos está a cargo de Marcelo Antunes, ator e bonequeiro conhecido como Palhaço Xampu.

 

Sinopse

O espetáculo “O pescador, o anel e o Rei” foi elaborado a partir de uma livre inspiração na obra de Câmara Cascudo, célebre folclorista brasileiro que percorreu as regiões nordestinas recolhendo fábulas, lendas e historias do imaginário popular.

 

Nessa história, Benedito é um pescador temente a Deus, que se encontra diante da intolerância do Rei Sebastião por causa de uma antiga canção que o humilde pescador insiste em cantar no vilarejo. Romance, intrigas, corre-corre e muitas peripécias fazem parte dessa trama que resgata o universo da literatura de Cordel.

 

Teatro

O Teatro de Mamulengos é uma manifestação da cultura nacional desenvolvida como brincadeira popular, principalmente nas regiões do Norte e Nordeste brasileiro. É identificada como um patrimônio cultural imaterial que atende as tradições milenares das expressões artísticas brasileiras. Uma forma de teatro tradicional praticada por artistas do povo, um teatro de características genuinamente populares, onde os atores são bonecos que falam, dançam, brigam e, quase sempre, se metem em confusões.

 

Comentários (0)