Feira garante visibilidade nacional a produtos tocantinenses

O evento acontece no Rio de Janeiro, e segue até domingo, dia 25, na Marina da Glória.

Feira acontece no Rio de Janeiro
Descrição: Feira acontece no Rio de Janeiro Crédito: Assessoria

Artesanato de fibra de banana, babaçu, jatobá, capim dourado, além de alimentos processados naturais. Esses são alguns dos produtos tocantinenses expostos em cinco estandes da VIII Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária – Brasil Rural Contemporâneo 2012. O evento acontece no Rio de Janeiro, e segue até domingo, dia 25, na Marina da Glória. A feira tem garantido a divulgação e comercialização dos produtos, além de intercâmbio entre os produtores da agricultura familiar de todo o País.

 

Ao todo, cinco expositores dos municípios de Palmas, Ponte Alta do Tocantins, Dueré, Porto Nacional e Ananás participam do evento. A comitiva dos expositores foi enviada com recursos do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, sob organização da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário e DFA – Delegacia Federal da Agricultura.

 

O secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, participou da abertura do evento, que teve início na última quarta-feira, dia 21. “A feira tem sido excelente para fazer bons negócios e para divulgar nossos produtos, assim como para garantir visibilidade e possibilitar a comercialização também fora do Estado. É um excelente mecanismo para abrir portas à venda”, declarou, ressaltando a boa organização do evento.

 

Segundo a coordenadora de Agricultura Familiar da Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar, Rita de Cássia, a feira superou todas as expectativas dos expositores tocantinenses. “A exposição tocantinense, principalmente, os produtos do capim dourado, da bananeira e do jatobá chamaram bastante atenção dos visitantes. Os expositores estão animados com as vendas”, reforçou.

 

Cássia disse ainda que a movimentação em negócios dos feirantes, até esta sexta-feira, 23, é muito expressiva. “Acreditamos que até agora já vendemos cerca de 50% dos produtos, e até o final do evento, no domingo, 25, venderemos todos os produtos em exposição, o que comprova essa geração de renda para estes expositores”, expressou.

 

Feira

A Feira reúne organizações de agricultores familiares e da reforma agrária, quilombolas, povos tradicionais, ribeirinhos e pescadores artesanais. Nas sete edições anteriores do Brasil Rural Contemporâneo foram reunidas, ao todo, mais de 850 mil pessoas. O movimento resultou na comercialização de cerca de 750 toneladas de produtos, ultrapassando R$ 19 milhões em vendas. Além de potencializar o consumo da produção dos trabalhadores do campo, as feiras abordam a execução das políticas públicas em prol da agricultura familiar.

 

(Assessoria)

Comentários (0)