Festejos, espetáculo de dança e filmes para todos os estilos neste final de semana

Agenda Cultural traz shows no Aperitivo Sonoro do Sesc, espetáculo de dança, cinema e o Festival o Festival Bom Jesus da Serra. Não fique parado e confira

Festejo do Senhor do Bonfim
Descrição: Festejo do Senhor do Bonfim Crédito: Manoel Júnio

Para qualquer tipo de público, a Agenda Cultural traz uma programação diversificada para curtir este fim de semana. Tem música, espetáculo de dança, Festejos do Senhor do Bonfim e do Bom Jesus da Serra, estreias nos cinemas e ainda a 32ª Bienal de São Paulo em Palmas. Fique por dentro das atrações:

 

Espetáculo 'O Crivo' tem duas apresentações em Palmas

 

O espetáculo de dança 'O Crivo', do bailarino e coreógrafo João Paulo Gross, chega a Palmas pela primeira vez com duas apresentações nos dias 11 (sexta-feira) e 12 (sábado), no Teatro Sesc Palmas, às 20h. “O Crivo” foi inspirado em três contos do livro “Primeiras Estórias”, de João Guimarães Rosa.  

 

Na peça, dois homens criam relações que só se revelam na medida em que atravessam suas estórias, o SERTÃO, ao som fazendeiro, de galo cantando, vento batendo em meio a folhas das árvores. Mas o SER-TÃO aqui é outro! Ele não está em Minas, na Bahia ou em Goiás. O sertão, aqui, é o vazio em meio aos resquícios das notas pesadas e sutis dos pianos de Villa-Lobos, Francisco Mignone e Arthur Moreira Lima. É o sozinho que todos temos, o mundo de cada um.

 

Por meio deste atravessamento que diálogos e contatos são travados para, juntos, mergulharem na busca do que muda e o que permanece em cada um, tornando-os originários, fortes e delicados, na descontinuidade do tempo, onde meio se faz fim e o rio escorre em corpos físicos até a exaustão de ser quem se é: entre o nada e alguma coisa, a mais ínfima e completa condição do ser humano numa dramaturgia de mistério, convivência e comoção.

  

'O Crivo' circula o Brasil contemplado por dois prêmios, o Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e o prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2015. O espetáculo já passou por Belo Horizonte, Salvador, Natal, Campo Grande, Porto Alegre, interior de Goiás e República Tcheca.

 

Oficina

 

Além das apresentações do espetáculo, João Paulo Gross irá ministrar a aula “Gesto: Palavra do corpo” no dia 12 de agosto, das 10h às 12h no Injoy Stúdio de Dança. Esta aula tem como objetivo descobrir e materializar imagens corporais a partir da literatura. Tendo como referência e caminho metodológico o universo literário do livro “Primeiras Estórias” de Guimarães Rosa, será trabalhado a questão da origem, de onde e como nasce o movimento. As inscrições são gratuitas e o interessado deve enviar um breve currículo para o e-mail: ocrivocirculacao@gmail.com.

 

32º Bienal de São Paulo em Palmas

 

O Sesc Tocantins irá receber a 32ª Bienal de São Paulo entre 03 agosto e 08 de outubro. Sob o tema “Incerteza Viva”, a Bienal itinerante apresentará obras de cinco artistas e coletivo: Antonio Malta Campos, Bárbara Wagner, José Bento, Rachel Rose e Vídeo nas Aldeias. A abertura oficial será às 19h deste dia 03 de agosto, quinta-feira, e contará com a presença do curador Jochen Volz, no foyer do Teatro Sesc Palmas, situado no Centro de Atividades da 502 Norte. A entrada é gratuita. A programação está disponível no link http://bit.ly/2uCmQ7D.

 

Banda Lostri canta no Aperitivo Sonoro do Sesc

 
A atração do Aperitivo Sonoro, desta sexta, 4, às 19h no Tênis Sesc, no Aureny III, será a Banda Lostri. Pop, rock e reggae com pegada e atitude pra você iniciar seu final de semana com o astral lá em cima. A Banda Lostri surgiu em Palmas, em julho de 2010, com o propósito de tocar os clássicos do pop, do rock e do reggae, misturadas com as influências musicais de cada um dos seus integrantes. Traz em sua formação atual João Paulo (baixo e voz), Márcio Augusto (voz e violão) e Thiago Play (percussão). O Grupo estava parado desde 2014 e retorna com tudo, com uma nova formação e uma nova proposta. A entrada é gratuita.  


 
Keila Lipe na Feijuca do Sesc deste sábado, 5

 

 
Todo primeiro sábado do mês, você já sabe: tem a Feijuca do Sesc. E a atração deste sábado, 5, no Centro de Atividades da 502 Norte, em Palmas, é a cantora Keila Lipe. A feijoada será servida a partir das 12h. A porção custa R$ 9,00 tanto para comerciários, quanto para usuários. A entrada no clube custa R$ 5,00 para usuários e é gratuita para comerciários.


 
A cantora e intérprete Keila Lipe irá apresentar o show musical “É o Som do Brasil”, com grandes clássicos do samba, apresentando a essência das músicas clássicas brasileiras, através de canções com arranjos modernos, com letras que falam da cultura, do ritmo e que descrevem a vida cotidiana de um brasileiro. A artista mistura ritmos e sonoridades com uma interpretação marcante.


 
Festejo do Bom Jesus da Serra em Taquaruçu Grande continua até domingo

 

Taquaruçu Grande está em festa. É o Festejo de Bom Jesus que teve início no último dia 28 de julho e se estende até o dia 6 de agosto. Todos os dias têm novena e missa e na sexta e sábado além da programação religiosa tem também quermesse que conta com barracas de comidas típicas, leilões, bingo e muita música.

 

Padre Jairon Bezerra responsável pela organização das festividades está satisfeito com o andamento do festejo e a participação da comunidade. Ele  lembra que até domingo, 6, ainda tem muita festa e aproveita para convidar a todos para prestigiar o evento. O padre comenta que o festejo já virou tradição e é sempre uma festa muito esperada. A quermesse acontece no Galpão da Paróquia que dispõe de pista de dança e amplo espaço de convivência. Banda Veja e Natan Rios animam o Festejo de Bom Jesus Serra nesta sexta-feira e amanhã quem sobe ao palco da festa é a banda Forró do Serrado.

 

Os festeiros deste ano são José Arcanjo Pereira, imperador; Artur Rodrigues Machado, rei, e Élla Maria Homrich, rainha. No sábado, dia 5, a festa começa mais cedo às 10h será celebrada a missa do rei e da rainha. À noite às 19:30h acontece posse do imperador em solenidade que marca toda a tradição do festejo. No domingo, 6, será a vez do arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães presidir a missa do padroeiro, encerrando a festa.  

 

Festejos do Senhor do Bonfim têm início neste domingo

Tradição entre devotos, a Romaria do Senhor do Bonfim se inicia neste domingo, 6, no povoado do Senhor do Bonfim, a 24 km de Natividade, e no distrito de Bonfim, em Araguacema; e ainda, no próximo dia 11, em Fortaleza do Tabocão. Movidos pela fé, romeiros caminham longas distâncias e pagam promessas em agradecimento a graças recebidas.  

 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Cultura, Noraney Fernandes, as romarias são manifestações culturais de grande importância no Estado e estão inseridas no Calendário Cultural do Tocantins. Ela explica que essas manifestações têm importância religiosa, cultural e, também, econômica para essas regiões. "As Romarias estão entre as mais importantes manifestações culturais do Estado e marcam, para os romeiros, a memória das tradições religiosas como uma fonte histórica presente em nosso dia a dia", destacou a superintendente.

 

A mais conhecida, a Romaria de Natividade atrai milhares de fiéis. Os romeiros rezam, fazem e pagam promessas por graças alcançadas e atribuídas ao Senhor do Bonfim. A programação, que segue até o dia 17, quinta-feira, envolve missas, novena, festas, caminhada penitencial, batizados e homenagens ao Senhor do Bonfim.

 

O festejo de Natividade já é realizado há mais de dois séculos e deu origem à primeira igreja construída no povoado do Senhor do Bonfim, em 1750. De acordo com a tradição local, um vaqueiro teria encontrado uma imagem do Senhor do Bonfim em cima de um toco de árvore e, após levá-la para Natividade, a imagem voltou a aparecer inexplicavelmente em Bonfim. Daí os devotos começaram a seguir a pé até o povoado.

 

Em Araguacema, a 290 quilômetros de Palmas, a romaria do Senhor do Bonfim também se encerrará dia 17 de agosto. O festejo remonta a 1932, quando um morador teria encontrado uma imagem, somente com o tronco, de Jesus, batizada de Jesus do Bonfim. A imagem teria sido relacionada a São Lázaro, que morreu de lepra e é protetor dos pobres, desvalidos e dos cães. A Romaria também se concentra  próximo à sede do município e envolve rezas, missas e cumprimento de votos por graças alcançadas.

 

Já em Fortaleza do Tabocão, a 38ª Romaria do Senhor do Bonfim segue até 15 de agosto. A programação contará com celebrações temáticas, shows e cavalgadas.

 

Programação do Cine Cultura

 

De 04 a 09 de agosto de 2017

Data: 04/08 - Sexta-feira

18h30 - Love Film Festival, Manuela Dias

Romance| Brasil| 2017| 100’

Classificação: 16 anos

 

20h40 - O Filme da Minha Vida, Selton Mello

Drama| Brasil|2017| 118’

Classificação: 14 anos

 

 

Data: 05/08 - Sábado

18h - Monsieur e Madame Adelman, Nicolas Bedos

Comédia Romântica| França| 2016| 120’

Classificação: 16 anos

 

20h10 - O Filme da Minha Vida, Selton Mello

Drama| Brasil|2017| 118’

Classificação: 14 anos

 

 

Data: 06/08 - Domingo

17h50 - O Filme da Minha Vida, Selton Mello

Drama| Brasil|2017| 118’

Classificação: 14 anos

 

20h - Monsieur e Madame Adelman, Nicolas Bedos

Comédia Romântica| França| 2016| 120’

Classificação: 16 anos

 

Programação Cinemark

 

Planeta dos Macacos: A Guerra

Meu Malvado Favorito 3

Transformers: O Último Cavaleiro

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Dunkirk

Em Ritmo De Fuga

O Filme da Minha Vida

 

Horários: https://www.cinemark.com.br/palmas/cinemas

 

 

Programação Lumierè

 

Planeta dos Macacos: A Guerra

Meu Malvado Favorito 3

Transformers: O Último Cavaleiro

Homem-Aranha: De Volta ao Lar

Dunkirk

Em Ritmo De Fuga

O Filme da Minha Vida

Monsieur & Madame Adelman

 

Horários: www.cinemaslumiere.com.br/programacao/

 

Comentários (0)