Palmas, Tocantins -

Agenda Cultural

Ver comentários
Agenda Cultural
668 visualizações

Festival de Food Trucks, Arraiá da Amizade e São João do Cerrado movimentam o estado

Várias atrações movimentam o estado. Gurupi recebe o Arraiá da Amizade, Araguaína, o São João do Cerrado e Porto, a Semana da Cultura. Estreias nos cinemas e especial Charlie Brown Jr agitam Palmas
- Atualizada em
Maior festival de food trucks acontece em Palmas Imagem de divulgação

No dia 24 de julho é comemorado oficialmente o Dia de São João. Tradicionalmente, no Tocantins e em outros estados, essa data é marcada pelas festas juninas. Entre as que estão marcadas para este final de semana, está a de Gurupi, o Arraiá da Amizade e em Araguaína, o São João do Cerrado, teve início na quinta-feira, 22. Em Palmas, Festival de Food Trucks com comidas típicas movimenta o fim de semana.

 

Ainda na capital, a casa de shows Tendencies Rock traz o especial Charlie Brown Jr, com Marcão Britto, ex-integrante da banda. Nos cinemas, estreia o filme “O Círculo” com Tom Hanks e Emma Watson. O longa narra a trajetória de um funcionária de uma companhia tecnológica, que vive um dilema moral ao se envolver em um projeto que deixa vulneráveis os limites de privacidade de usuários.

 

Food truck e encontro de motos e carros antigos

Palmas recebe desde quinta-feira, 22, o festival gastronômico de food trucks e uma exposição de carros antigos no Palmas Shopping. O festival que segue até domingo, se chama F.D.S Gourmet e reúne 15 traileres ao todo e ficará aberto das 16h e 23h até domingo, 25.

 

Dos 15 Food Trucks estacionados no local, 10 são de outros estados como Minas Gerais, Goiás e São Paulo e trazem culinária típica. Os outros cinco são de Palmas e têm pratos locais.

 

Durante o evento irá acontecer uma exposição de motos e carros antigos e apresentações de música ao vivo. Para as crianças, a feira terá um espaço infantil. A entrada é gratuita.

 

Arraiá da Amizade coloca Gurupi pra dançar neste final de semana

Começou nesta quinta-feira, 22, o Arraiá da Amizade, com uma vasta programação. Com um novo formato, Gurupi será o polo do São João da região Sul do Estado, recebendo grupos de cidades vizinhas, das escolas e dos bairros. A festa vai até o dia 24 de junho, na Praça Henrique Santana, do Centro Cultural Mauro Cunha, na Avenida Maranhão, e conta com grande arquibancada com capacidade para pessoas assistirem aos espetáculos juninos.

 

Programação

23/06 – Quadrilhas convidadas e Quadrilha Junina Idosos 

24/06 – Apresentação Oficial e Concurso de Quadrilhas Amadoras

 

São João do Cerrado em Araguaína

A abertura do Festival de Quadrilhas São João do Cerrado, em Araguaína, aconteceu na noite de quinta-feira, 22. As apresentações do grupo de elite iniciam nesta sexta-feira, 23, a partir das 21 horas, no Parque Cimba.
 

Seis quadrilhas disputarão neste ano o título de campeã do São João do Cerrado. As juninas Arranca Toco, Os Malacabados e Encantos do Luar mostrarão seus enredos hoje, e darão o pontapé inicial na disputa. No sábado, dia 24, serão as apresentações das quadrilhas Saco Furado, Explosão AR e Os Fei de Cum Força.

 

Programação


Dia 23 (sexta-feira)


20h – Apresentação das juninas concorrentes do festival:
          Arranca Toco;
          Os Malacabados;
          Encantos do Luar.
22h – Show Banda Carlone Alves;
                    Banda Forró Nocaute.
Dia 24 (sábado)
20h - Apresentação das juninas concorrentes do festival:
           Saco Furado;
           Explosão AR;
           Os Fei de Cum Força.
23h – Show nacional Banda Dona Zaíra;
                    William Júnior e Banda;
                     Dupla Emily e Breno.
Dia 25 (domingo)
 

20h – Final do São João do Cerrado;
22h – Show Banda Embalos do Forró;
                    Banda Waltinho e Cia. 

 

Sarau da Escola Sesc de Música acontece nesta sexta


O talento musical dos alunos do Sesc em Palmas estará à mostra nesta sexta-feira, 23, no Sarau da Escola Sesc de Música. O evento acontecerá às 19h30 no palco em frente à lanchonete do Centro de Atividades Sesc, situado na 502 Norte, na Capital. A entrada é gratuita. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (63) 3212-9900 e 3212-9949.


 
O Sarau da Escola Sesc de Música tem como objetivo a confraternização e o encerramento do primeiro semestre entre os alunos dos cursos, juntamente com seus familiares e professores. Ao longo do ano, os estudantes participam de apresentações musicais como forma de oportunizar o que foi praticado durante as aulas, principalmente para ter contato com o palco equipado e vivenciar a interação com uma plateia. A entrada é gratuita.

 

Musical ‘O Segredo de Aladin’ em Palmas

 

A história de amor entre um garoto pobre e a filha de um Sultão que se tornou possível graças a uma lâmpada mágica será contada neste sábado, 24, por meio da performance e visão do artista Kleber Sharin. O ator estreia a adaptação própria do conto, no espetáculo ‘O Segredo de Aladin’, com sessão intimista no Estúdio Innovare (108 Sul), às 21h0

 

Especial Charlie Brown Jr no Tendencies Rock

Guitarrista da memorável banda de rock nacional Charlie Brown Jr, Marcão Britto, realiza especial neste sábado, 24, no Tendencies Rock Bar. São esperados incontáveis hits da banda em um show imperdível.

 

Igreja Batista da Orla realiza Festival Gastronômico : Missões e Adoração

O festival será realizado neste sábado, 24, no estacionamento da igreja localizado na Quadra 103 Sul Avenida LO 1. Kibe, macarrão, panelinha e cajinca. Sabores de várias partes do mundo que vão se encontrar durante o Festival Gastronômico: Missões e Adoração, realizado pela Igreja Batista da Orla, em Palmas.

 

Na programação serão realizados louvores com o Ministério Esperança, Banda da 3ª Igreja Batista de Palmas e Ministério de Adoração Shalom. Além de apresentação de teatro.  As crianças terão espaço infantil com barraca de pescaria, pula-pula e pintura facial. Os preços dos pratos variam de R$ 3,00 a R$ 6,00. Os visitantes terão opções de bebidas entre sucos e refrigerantes, espetinho e sorvete.

 

FCP realiza Mostra Didática do Centro de Criatividade de Taquaruçu

 

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) realiza nesta sexta, 23, a Mostra Cultural Didática do Centro de Criatividade da Casa da Cultura Professora Maria dos Reis, em Taquaruçu. A mostra acontecerá a partir das 18h30 e tem como objetivo apresentar à comunidade o resultado dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos professores com os alunos dos cursos de arte cênicas, musicais e artes visuais durante o semestre.

 

 O evento contará com a participação dos 150 alunos dos cursos de violão, dança contemporânea, balé, ritmos, teatro, pintura, poéticas visuais e práticas de conjunto que a Casa de Cultura desenvolve.

 

 37º Semana da Cultura de Porto Nacional

 

A 37ª Semana da Cultura de Porto Nacional começou nesta quarta-feira, 21, e vai até domingo, 25. O evento realizado pela Prefeitura Municipal,é coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo e conta com a parceria da Secretaria Mun. da Educação. Apesar de estar na sua 37ª edição, este ano ela acontece com uma estrutura muito maior, agregando o tradicional Festival da Canção e a primeira Feira Literária Portuense – FLIP. Também terá a participação do IPHAN, comemorando os seus 80 anos de atuação em defesa do patrimônio histórico.

 

Quem passa pelos arredores do Espaço Cultural Beira-Rio, na orla da cidade, já sente que a Cultura está no ar. Vários espaços foram montados como Espaço Ariano Suassuna, auditório Pedro Tierra, e Café Literário Belchior, que compreendem 1 túnel climatizado de 1000 metros, 1 auditório com 300 lugares, e 18 estandes para livrarias.

 

Estes espaços são os principais cartões de visita da 37ª Semana da Cultura, que irão receber uma programação especial, incluindo intervenções artísticas, teatrais, literárias, e muitas outras atividades que vão permitir ambientes de interatividade com a leitura, a música, a poesia e a literatura.

 

A área externa também vai abrigar 16 barracas comerciais, mais 20 institucionais, além da praça de alimentação, bem como servir de corredores e pontos de encontro para os visitantes do evento. Outro espaço que chamará a atenção do público é o Palco JL do Acordeon, onde ocorrerão shows regionais.

 

Será no palco JL a realização do Festival da Canção, com início na sexta-feira, 23, levando a torcida para a grande final no domingo, 25. Entre as mais de 100 músicas inscritas, 24 foram selecionadas para concorrer ao prêmio (veja lista abaixo). Há mais de 40 anos o Festival da Canção de Porto Nacional vem dando oportunidade aos músicos de todo o Tocantins a mostrarem os seus trabalhos.

 

Mello Júnior no Aperitivo Sonoro do Sesc nesta sexta, 23

 
O cantor Mello Júnior, com a sua voz afinada e o seu talento interpretativo, será
a atração do Aperitivo Sonoro, o seu melhor happy hour da Capital. O artista se apresentará nesta sexta, dia 23 de junho, a partir das 19h no Tênis Sesc, no Aureny III. A entrada é gratuita.

 
O canto acompanha Mello Júnior desde os cinco anos de idade. Já participou de importantes festivais como o 1º Fest Palmas de Música, quando venceu como primeiro lugar e melhor intérprete. Integrou o grupo vocal Mpvox.

 

CineSesc exibe 4ª semana da Mostra Família em Cena

 
Neste fim de semana a mostra de cinema “Família em Cena” do CineSesc de junho entra em sua quarta semana de exibição. Os filmes são: Pais & filhos (Japão/2013); Club Sandwich (México/2015); Quando papai saiu em viagem de negócios (Iugoslávia/1985); e Estamos todos bem (França-Itália/1990). As sessões acontecem às 16h e 19 horas entre 22 e 25 de junho em Palmas e Gurupi. A entrada é gratuita.

 

Cinemas

 

Cinemark:

A Múmia

Baywatch - S.O.S Malibu

Meus 15 Anos

Mulher Maravilha

O Círculo

Tudo e Todas as Coisas

Um Tio Quase Perfeito

 

Lumière:

A Múmia

Baywatch - S.O.S Malibu

Meus 15 Anos

Mulher Maravilha

O Círculo

Tudo e Todas as Coisas

Um Tio Quase Perfeito

Kiki – Os Segredos dos Desejos