Fim de semana tem show de Dorivã, Baile Funk, Encontro dos Nordestinos e mais

Neste fim de semana ainda haverá show de MC Jenny em Baile Funk do Lanterna, Encontro dos Nordestinos com o forró pé de serra do Trio Nordestino, Antista do Acordeon e Trio Baú e muito mais

Dorivã se apresenta no Festival Palmas Para o Mundo
Descrição: Dorivã se apresenta no Festival Palmas Para o Mundo Crédito: Fotos: Divulgação

A agenda cultural para este fim de semana está lotada de opções para curtir a folga na Capital. Desde festas, baile funk, teatro infantil até eventos culturais, o palmense ainda celebra neste sábado, 20, os 28 anos da Capital. A comemoração começa nesta sexta, 19, com show de Dorivã no Theatro Fernanda Montenegro, e segue com corte de bolo, desfile cívico e muito mais.

 

Neste fim de semana ainda haverá show de MC Jenny em Baile Funk do Lanterna, Encontro dos Nordestinos com o forró pé de serra do Trio Nordestino, Antista do Acordeon e Trio Baú e muito mais. Confira abaixo a programação.

 

Show “Passarim do Jalapão” com Dorivã é atração do Festival Palmas para o Mundo

Com músicas consagradas e novo repertório, o público palmense irá conferir a poesia musicada do cantor e compositor tocantinense, Dorivã Borges, nesta sexta, 19, às 20 horas, com o show “Passarim do Jalapão”, no Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. O evento dá sequência às apresentações musicais do Festival “Palmas para o Mundo”, uma realização da Fundação Cultural de Palmas (FCP), que visa fortalecer e difundir a riqueza cultural tocantinense, por meio da música.

 

O show contará com a gravação ao vivo do DVD que integra a próxima etapa do projeto com a promoção, divulgação e intercâmbio, por meio da Fundação Cultural de Palmas, das apresentações do festival em países latinos americanos e em outros estados do País. A poesia musicada de Dorivã será apresentada no show em 15 canções entre músicas consagradas e novo repertório, uma obra poético-musical valiosa que representa o Tocantins de maneira única, revisita e divulga de forma envolvente, suas raízes culturais bem exemplificadas na canção ‘Passarim do Jalapão’.

 

O “Passarim do Jalapão”, carinhosamente apelidado assim pelos tocantinenses, é o cantor e compositor Dorivã Borges, natural de Cristalândia, no estado do Tocantins. Dorivã circula com o Show ‘Passarim do Jalapão’ desde 2015, participou do projeto SESC Amazônia das Artes na turnê pelos estados amazônicos Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Piauí, estado convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural da região.

 

Comemora 30 anos de carreira com uma obra com composições que poderiam ser consideradas tão somente regionais, não fosse a linguagem melodiosa de seus ritmos de influência da cultura negra e indígena, como a sússia, catira, jiquitaia, foliado, que são apresentados de uma forma contemporânea e inusitada, ao mesmo tempo simples e de uma poesia profunda e envolvente.

 

MC Jenny faz show em Baile Funk do Lanterna

A funkeira brasiliense MC Jenny faz única apresentação no estado neste sábado, 20, a partir das 22h30 na quinta edição do Baile Funk do Lanterna. A artista é conhecida pelo seu hit “Aquecimento” que alavancou a carreira da cantora em 2008. Desde então Jennifer Gomes conquista cada vez mais seu espaço e é dona de um show eclético, que viaja pelas diversas variações do ritmo carioca.

 

A festa começou a acontecer em maio de 2015, encabeçada pelo DJ Rayan Milhomem, em parceria com Douglas Correia, proprietário da casa, que deu total liberdade para que a festa fosse produzida. Todas as edições sempre têm ingressos esgotados e quem já foi em alguma edição não quer mais deixar de participar.

 

O diferencial do evento é a variedade de ritmos que tocam na pista e a organização que sempre tenta refletir ao máximo a atmosfera dos bailes cariocas. Além de MC Jenny, os DJs Jaque Moraes, Remer Koehi e Rayan Milhomem comandam a noite que promete ir até o dia amanhecer. Os ingressos estão sendo vendidos na Confeitaria Doce Sabor (Quadra 101 Sul, ao lado do Palmas Shopping) e no Salão Empório Hair (Av. Teotônio Segurado, Quadra 102 Sul). Nos finais de semana os interessados podem fazer a compra também no próprio Lanterna Lounge Bar, localizado na Quadra 104 Sul.

 

Encontro dos Nordestinos em Palmas

Neste sábado, 20, aniversário de Palmas, acontece o tradicional Encontro dos Nordestinos. A festa está na quarta edição e será animada pelo Trio Nordestino, que vai lançar o novo CD, no Restaurante Panela de Barro (antigo Rancho Bahia), a partir das 21 horas. Também vão se apresentar no palco Antista do Acordeon e Trio Baú. A organização promete uma grande festa, com muito forró pé de serra e comidas típicas.

 

Idealizado pelo líder do grupo Nação Nordestina, Walter Nordestino, o Encontro dos Nordestinos é uma forma de reunir anualmente pessoas daquela região e que, de alguma forma, contribuem com o desenvolvimento do Tocantins. “Estamos na quarta edição desse grande encontro, que cresce a cada ano. É um prazer reunir tantos talentos, amigos e conterrâneos, numa festa como essa”, afirmou Nobre.

 

Criado em 1958 na cidade de Salvador, o Trio Nordestino iniciou a formação clássica do forró: um sanfoneiro, um zabumbeiro e um triângulo para dar o toque especial. Os fundadores Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo) lançaram o primeiro disco em 1962, apimentando a música brasileira com o suingue, o humor e a sensualidade do sertão. O grupo ganhava então a benção do rei do baião: Luiz Gonzaga. Atualmente o grupo é formado pelos herdeiros musicais Luiz Mário – triângulo e voz (filho de Lindú, um dos fundadores do grupo), Coroneto – zabumba (neto de Coroné, também fundador da banda) e Beto Sousa – sanfoneiro (afilhado de Lindú). O grupo já gravou com grandes representantes da música popular brasileira: Fagner, Alceu Valença, Bezerra da Silva, Elba Ramalho, Dominguinhos, Alcione, Flavio José, Santana, Genaro, Silvério Pessoa, Zeca Baleiro, Estakazero, Adelmário Coelho, Luiz Caldas, Targino Gondim, entre outros.

 

Corte de bolo e desfile cívico nas comemorações de 28 anos de Palmas

Neste sábado, 20, a comunidade poderá participar do tradicional corte do bolo em comemoração aos 28 anos de Palmas, que será realizado na Avenida NS- 04 em frente ao Residencial Copacabana, a partir das 7h30, com apresentação da Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas. No período da tarde, às 17h30, haverá desfile cívico com participação de 1600 alunos, de 9 a 14 anos, de escolas das redes municipais e estaduais, na Avenida NS-04, entre as avenidas LO-29 e LO-31.

 

Espetáculo com textos de Fernando Pessoa em cartaz

O coletivo Agulha Cenas volta a apresentar o seu primeiro trabalho, “No Ciclo Eterno das Mudáveis Coisas”, solo de dança contemporânea com textos de Fernando Pessoa. A obra do português, que é um dos principais autores líricos da literatura em língua portuguesa, foi uma das principais fontes de inspiração para o processo de criação da peça. Segundo a bailarina Renata Oliveira, artista-intérprete, “o espetáculo dá volume, movimento e voz à nossa interpretação da poesia de Pessoa”. O espetáculo já tem em seu currículo a participação no I Festival Internacional Corpo Expandido, realizado em Palmas no mês de março deste ano. Agulha Cenas conta com as parcerias da produtora Fluxo Criativo e do Estúdio OX e com o apoio do SESC Tocantins para realização desta curta temporada. As apresentações ocorrem no Teatro SESC Palmas, nos dias 18, 19 e 20 de maio, sempre às 20h. Os ingressos custam 20 reais a inteira e 10 reais a meia entrada. Venda antecipada online: www.sympla.com.br/fluxocriativo.

 

Espetáculo infantil “Cabeça Oca em Palmas: A Grande Descoberta”

O Theatro Fernanda Montenegro recebe neste final de semana, 20 e 21 de maio, o espetáculo infantil “Cabeça Oca em Palmas: A Grande Descoberta”, com sessões às 17 horas. Os personagens mais queridos do Centro-Oeste contam a história da mais nova capital brasileira. A divertida história foi escrita pelo autor Christie Queiroz, vencedor do Prêmio Angelo Agostini 2016 na categoria Mestre do Quadrinho Nacional. De acordo com a produção do espetáculo, a aventura descreve a cara, o cheiro e a música tocantinense que encantará crianças de todas as idades.

 

Imagine só o que acontece quando Cabeça Oca e Pião, brincando de piratas, descobrem, ao lado de Mariana e de Empadinha, um baú de verdade no quintal da casa do Cabeça. As belezas e os encantos de Palmas, a capital do Tocantins, são revelados nesta apresentação. Ingressos: R$ 50,00 Inteira e R$ 25,00 Meia. Informações: Ponto de vendas Pezinho e Cia e site de compra coletiva: Tô no Lucro. Crianças a partir de três anos pagam ingresso. Contato: 3213- 1484.

 

Edmundo Costa canta no Aperitivo Sonoro do Sesc dia 19

O seu melhor happy hour da Capital apresenta nesta sexta-feira, dia 19 de maio, a boa MPB do cantor Edmundo Costa. O Aperitivo Sonoro acontece no Tênis Sesc, no Aureny III, a partir das 19h. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (63) 3216-8901. Com um repertório baseado na MPB, Edmundo Costa vai interpretar grandes sucessos de medalhões como Caetano Veloso, Belchior, Fagner, Zé Ramalho, Zé Geraldo e Osvaldo Montenegro. Natural de Araguatins (TO), morou em Palmas quando se apresentou em várias casas na noite palmense. Ingressou na música aos 20 anos fazendo um curso de violão para iniciantes e, após conseguir os primeiros acordes, começou a fazer pequenas apresentações em Araguatins e região, quando foi convidado a se apresentar na Pousada Encontro das Águas, onde se tornou cantor oficial do famoso happy hour desta por muito tempo. Recentemente mudou-se para Gurupi, onde também se apresenta regularmente em diversos ambientes.

 

CineSesc exibe 3ª semana da mostra do Sesc Amazônia das Artes

A terceira semana da mostra de cinema do CineSesc e que contempla a programação audiovisual do Sesc Amazônia das Artes 2017, segue entre os dias 19 e 21 de maio, mas acontecerá somente em Gurupi. Em Palmas, não haverá sessões neste fim de semana em face da necessidade de manutenção. Os filmes a serem exibidos são: “No interior da minha mãe” (Maranhão/2013); “Pedaços de pássaros” (Pará/2016); e “Encantes – histórias de Laranjal de Maracá” (Amapá/2015). As sessões acontecem às 19 horas. A entrada é gratuita. Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones (63) 3212-9915 e (63) 3301-2100.

 

Exposição de Marcos Dutra segue aberta na Galeria Sesc de Artes

A exposição “Ontem pó, hoje mapa”, de Marcos Dutra, segue aberta à visitação pública gratuita na Galeria Sesc de Artes, em Palmas até o dia 31 de maio. Aberta no último dia 03, a mesma é uma reflexão sobre como se constrói a relação de afetividade dos habitantes de Palmas com a sua geografia. Para conferir, é só chegar no Centro de Atividades da 502 Norte. Visitas orientadas e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (63) 3212-9922.

 

A exposição é uma instalação artística construída com diversas colagens de mapas de Palmas, objetos, terra, ferramentas e um vídeoarte, formando um ambiente cênico. É também uma metáfora da transformação ocorrida na paisagem através da intervenção humana. Fundada em 20 de maio de 1989, logo após a criação do estado do Tocantins pela Constituição de 1988, Palmas foi planejada pelos arquitetos Luís Fernando Cruvinel Teixeira e Walfredo Antunes de Oliveira Filho, sendo oficialmente empossada como capital do estado do Tocantins em 1º de janeiro de 1990.

 

“Ontem pó, hoje mapa é um vislumbre dessa memória empoeirada das pessoas que aqui chegaram e abraçaram essa terra como sua. Quando cheguei pela primeira vez em Palmas, em 1995 , senti um vazio imenso. Você chegar em uma cidade planejada que está nascendo e ver que o futuro só estava começando e que ele pode ser escrito. A exposição, nesse sentido, me apresenta esse futuro como um ponto de interrogação e que podemos escrevê-lo cada dia com as nossas ações. E que o lugar onde moramos nos auxilia nestas escolhas”, destaca o artista.

 

Comentários (0)