Fim de semana terá Festival Lolla PMW, festejos, teatro, shows e muito mais; confira

Festival Lolla PMW, espetáculo baiano Othello, shows, mostras culturais, poesia, festejos do Divino Espírito Santo e mais estão entre as dicas para o fim de seman

Festival será realizado na Praia da Graciosa
Descrição: Festival será realizado na Praia da Graciosa Crédito: Foto: Divulgação

A agenda cultural para este final de semana está repleta de opções para os palmenses aproveitarem os dias de folga com muito lazer. Festival Lolla PMW, espetáculo baiano Othello, shows, mostras culturais, poesia, festejos do Divino Espírito Santo e mais estão entre as dicas para o fim de semana. Confira abaixo:

 

Praia da Graciosa recebe Festival Lolla PMW neste sábado

Febre entre o público jovem da Capital, a 3ª Edição do Festival Lolla PMW acontece neste sábado, 27, na Praia da Graciosa. A festa, que nas duas últimas edições recebeu quase duas mil pessoas, começa às 21h. Para participar do Festival é necessário doar 1kg de alimento não perecível, brinquedos e/ou roupas novas ou usadas. O evento não tem fins lucrativos e busca a integração dos jovens da capital tocantinense. Para isso, o evento conta com um line-up diversificado de DJ’s. A pista será comandada pelos dj’s Abrãao Moura, Guxxx, Jaqueei, Julie Rocha e Miguel Vieira.

 

Do Pop ao Funk, passando pelo Indie, Rock, K-Pop, Trash Music e algumas vertentes da música eletrônica, a festa busca uma aliança entre todas as tribos da capital. É o que explica o organizador do evento, Gustavo Somera. “Tudo começou quando percebi que a juventude palmense tinha uma carência por eventos que possibilitavam ocupar os espaços públicos e proporcionar diversão. O evento teve como base a Virada cultural de São Paulo que reúne todos os estilos em um espaço público”.

 

Consolidado em solo palmense, a partir dessa edição, o Festival passa a ser anual e conta com o apoio da Fundação Municipal da Juventude. Além da arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos, durante a folia serão realizadas ações de conscientização social, com distribuição de preservativos e diálogos anti-drogas. A 3ª Edição do Lolla Pmw será realizada no estacionamento direito da Praia da Graciosa, a partir das 21h. O Festival é parceiro da Serreal, Cave Social e atléticas Imponente, Esquadria, Descompasso e Insana. Mais informações pelo telefone (63) 9 8142-4144.

 

Espetáculo baiano Othello – O Mouro do Mundo se apresenta em Palmas

O espetáculo “Othello – O Mouro do Mundo”, um ensaio coreográfico baseado em uma das obras mais célebres de William Shakespeare, será apresentado no sábado, 27, às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro. O solo do bailarino e coreógrafo Elísio Pita amplia as margens da junção teatro-dança negra contemporânea brasileira e promove um cruzamento entre artes cênicas, artes visuais e cinema.

 

“Othello – O Mouro do Mundo” é um espetáculo de dança negra contemporânea/teatro físico que se utiliza de elementos da simbologia da Dança dos Orixás, da capoeira, da dança moderna, e de outros elementos da ancestralidade africana. O espetáculo une linguagens artísticas da dança, vídeo e projeções que compõem a ambientação no espetáculo para trazer a fusão dos mais diversos sentimentos antagônicos existentes.

 

Contemplado pelo Prêmio Klauss Vianna para Montagens em 2013, estreou na sala do coro do Teatro Castro Alves e em seguida participou de festivais na Europa; em Portugal (Almada e Lisboa), na Inglaterra (Londres, Manchester, Liverpool), Escócia (Edimburgo). O espetáculo vem em turnê inédita circular por quatro cidades da região Norte do Brasil, começando por Tocantins, seguido de Belém, Macapá e encerrando em Manaus.

 

Luna Vitrolira e David Biriguy no Sesc Arte da Palavra

Dois artistas da cena pernambucana da poesia oral estão em Palmas nesta sexta, pelo Sesc Arte da Palavra – Circuito de Oralidades. Luna Vitrolira e David Biriguy participam de um recital poético às 19h30 na Revistaria Come Comics, na 103 Norte. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (63) 3212-9948.

 

Os dois realizarão um espetáculo teatral de declamação, revelador do panorama da literatura pernambucana. O recital contará com poemas autorais, versos de mestres da tradição popular do sertão de Pernambuco, a exemplo de Chico Pedrosa e Zé da Luz, além da poesia urbana e marginal de Recife, com expoentes como Alberto da Cunha Melo, Tereza Tenório, Miró da Muribeca e Marcelino Freire.

 

UFT promove a 10ª edição do Mosca

A Mostra Semestral de Cultura, Arte e Teatro (Mosca) conta com diversas programações em diferentes segmentos artísticos, no Campus da UFT de Palmas. A ação, que teve início na quarta-feira, 24, segue até domingo, 28, com a oferta de oficinas e apresentações artísticas. O Mosca é uma mostra do curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, com trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do semestre. O evento está em sua décima edição.

 

Uma das novidades na programação é o esforço para promover intercâmbio entre a comunidade interna e externa da UFT. Para esta edição, o público vai além dos estudantes do Campus, como explica a estudante e uma das organizadoras do Mosca, Talita de Oliveira. "Nós abrimos as portas da universidade para quem quer entrar e para quem quer levar os trabalhos para fora. De que forma? Convidamos as escolas com as quais a universidade tem convênio, em que os próprios estudantes estagiam; divulgamos o evento em outras universidades; e chamamos também pessoas de fora, conhecidos e aquelas que vivem nos mesmos bairros em que a gente vive. Além da realização de eventos externos ao Campus".

 

A mostra vinha sendo organizada até então pelos professores. Nesta edição, os alunos do curso é que assumiram essa função. Para elaborar a programação e atingir diferentes linguagens, a organização buscou ouvir os próprios estudantes e o que eles queriam de cultura e arte dentro do Campus. Teatro, música, dança, fotografia, artes plásticas e sala de cinema foram demandas contempladas nesta edição.

 

Sesc realiza a 3ª edição do Fest Sesc de Capoeira

O Sesc Tocantins, por meio do Projeto Carrossel, realizará a 3ª edição do projeto Fest Sesc de Capoeira nesta sexta e sábado. O evento constará de oficinas de música e de instrumentos, batizados, rodas de capoeira e apresentação de Maculelê.  As ações acontecem no Tênis Sesc do Aureny III e no Centro de Atividades da 502 Norte. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (63) 3212-9946.

 

A programação vai ser a seguinte: sexta-feira, das 8h30 às 11h, e das 14h30 às 17h, oficinas de música e instrumentos com alunos do Projeto Carrossel, do Centro de Atividades e do Tênis Sesc, na quadra poliesportiva do Tênis Sesc (Aureny III). Sábado, das 9h às 12h, apresentação de Maculelê, Batizado e Roda de Capoeira, com apresentações ainda do Mestre Gamela e alunos do Projeto Social do Sesc Ler de Porto Nacional, no Teatro Sesc Palmas, do Centro de Atividades, na 502 Norte.

 

Comemorações do aniversário de Natividade

A cidade de Natividade completará 283 anos com variada programação. A cidade mais antiga do Tocantins, na mesma ocasião, vai festejar 30 anos de Tombamento como Patrimônio Histórico Nacional e 113 anos da Festa do Divino Espírito Santo. Eventos esportivos e atividades culturais começam neste sábado, 27, e se estendem até o dia 4 de Junho. Neste final de semana, dias 27 e 28, começa a semana de comemoração com a competição do 1º Troféu Natividade de Motocross. Na quinta-feira, 1º de junho, dia do aniversário da cidade, as comemorações começam às 5h com alvorada conduzida pela banda municipal Mestre Lídio. Às 8h haverá momento cívico em frente à prefeitura, na Rua 7 de Setembro. A partir das 9h, acontece uma exposição fotográfica no IPHAN. Às 10h inauguração de obras, às 21h apresentação de Quadrilha Junina e a partir das 22h show musical com a banda Tropa do Vaqueiro e o cantor Leandro Delluca. No dia 2 de junho, haverá Circuito de Bike às 7h da manhã, às 14h roda de conversa na casa do IPHAN e à noite, apresentações culturais a partir das 21h, e para terminar, a Banda Liberou Geral. Nos dias 3 e 4 as atividades serão por conta dos festejos do Divino Espírito Santo, momento de religiosidade e devoção população.

 

Clayton Barsatto será a atração do Aperitivo Sonoro do Sesc

A música autoral e clássicos da MPB irão tomar conta do seu melhor happy hour da Capital. O Aperitivo Sonoro receberá o cantor e compositor Clayton Barsatto. Pode agendar: será no Tênis Sesc, no Aureny III, a partir das 19h desta sexta-feira, dia 26 de maio. A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (63) 3216-8901.

 

Nascido em São Paulo (SP), onde viveu até a sua adolescência, Clayton Barsatto estudou música e participou como guitarrista na orquestra do conservatório ArteCience. Atualmente residindo em Palmas, trabalha com produção e direção musical e se apresenta em diferentes eventos e lugares. Seu repertório traz músicas autorais e diferentes gêneros musicais das músicas brasileira e internacional.

 

Torneio de Ping Pong da AASJN

Acontece neste sábado, 27, às 16 horas, o Torneio AASJN de Ping Pong, no Ponto de Cultura Arte-Fato. O torneio, realizado pela Associação Ação Social Jesus de Nazaré, por meio do projeto Eu Faço, tem como objetivo oportunizar a prática da modalidade, utilizando como instrumento de integração entre as diferentes comunidades. Os interessados em participar nas categorias sub 9, sub 12, sub 15 e livre devem realizar inscrição gratuitamente das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, sendo que, nesta sexta, 26, e as inscrições encerram às 19h30, no Ponto de Cultura Arte-Fato, localizado na 307 Norte, alameda 21, APM 02, Palmas Tocantins, Os pais ou responsáveis pelas  crianças e/ou adolescentes devem assinar a ficha de inscrição.

 

Banda Oh Delícia na Domingueira do Sesc

O forró arrochado da Banda Oh Delícia será a garantia da sua animação na Domingueira do Sesc neste dia 28 de maio, a partir das 13h no Centro de Atividades de Palmas, na 502 Norte. A entrada no clube do Centro de Atividades é gratuita para comerciários e dependentes e sai ao valor de R$ 10,00 para usuários. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (63) 3212-9923.

 

A Banda Oh Delícia foi criada pelos músicos Cacau e Vinicius há cinco anos em Palmas. Com muita dedicação musical, a Banda possui uma pegada diferente das bandas tradicionais do axé e da swingueira atuais. O seu repertório é diferenciado e aposta nos ritmos do pagode, do arrocha, do forró, e do axé. A apresentação da Domingueira do Sesc terá a participação dos músicos Vinicius – violão e voz; Uziel – contrabaixo; e Cacau – bateria.

 

Festejos do Divino Espírito Santo em Palmas

A Catedral do Divino Espírito Santo, em Palmas, começa nesta sexta-feira, 26, os festejos do Divino Espírito Santo, seu padroeiro. A programação segue até o dia 4 de junho, todos os dias a partir das 19h. Durante as sextas, sábados e domingos, a população poderá desfrutar das barraquinhas com deliciosos quitutes e demais atividades que integram a festa social. Durante os domingos, as missas ocorrerão as 18h30.

 

Tradicional, a festividade ocorre com a colaboração de 150 pessoas da comunidade. A verba arrecadada será investida na construção da sede definitiva da Catedral. No último ano, o valor angariado foi utilizado na construção da fundação da obra.

Comentários (0)