Galeria de Artes da ATM recebe releituras das obras de Tarsila do Amaral

Essa exposição será a última apresentação artística prevista para 2012 na galeria de artes da ATM e, também, a última patrocinada pelo Edital de Apoio do Governo do Estado do Tocantins.

As obras da artista plástica brasileira Tarsila do Amaral serviram de inspiração para os novos artistas que apresentarão suas obras na galeria de artes da Associação Tocantinense de Municípios, ATM, com vernissage prevista para esta quinta-feira, 22. Os pintores: crianças de 03 a 11 anos de idade, alunos do curso de artes Imaginarte, que deram uma nova releitura as obras da pintora brasileira, orientados pelos professores Edineia Avancini, Roni Bianchi e Laura Agapito.

Durante o segundo semestre deste ano, as crianças conheceram parte da biografia de Tarsila do Amaral, bem como suas tendências e principais obras, ambos apresentados pelos professores do curso. Após mergulharem no universo da pintora consagrada em todo o Brasil, os alunos escolheram as obras e deram início as pinturas em tela.

O material utilizado pelas crianças foi acrílico sobre tela, tendo as medidas de30x40cm. Algumas crianças decidiram inovar no acabamento, ao utilizarem outros materiais como lantejoulas, cola colorida e brilho.

A exposição conta ao todo com 65 releituras das obras de Tarsila, com destaque para os quadros A Cuca (1924), A Negra (1923), Carnaval de Madureira (1924), Abaporu (1928), A Boneca (1928), entre outras inúmeras obras escolhidas pelas crianças. “Cada trabalho foi colorido ao seu modo. Algumas crianças optaram chegar mais próximo do trabalho real da artista e outras resolveram colocar um estilo diferente, dando um toque de personalidade e criatividade próprias”, ressalta o artista plástico e curador da exposição, Pierre de Freitas.  

 

Galeria de Artes da ATM

Essa exposição será a última apresentação artística prevista para 2012 na galeria de artes da ATM e, também, a última patrocinada pelo Edital de Apoio do Governo do Estado do Tocantins, a partir da Fundação Cultural do Tocantins. O esforço artístico da entidade municipalista se finda com saldo positivo, tendo ao todo 06 exposições artísticas, visitadas por centenas de pessoas.  Esse balanço consagra a galeria de artes da instituição como um dos espaços artísticos mais ativos de Palmas e, por conseguinte, do Estado do Tocantins.

A galeria de artes encontra-se localizada na sede administrativa da ATM, na Av. Teotônio Segurado, 301 Norte ACSU NO 40, Conj.: 01 lote 09, Plano Diretor Norte.

 

Sobre a exposição

Abertura: 22 de novembro de 2012-11-19
Horário: das 17h às 19h30
Exposição: de 23 de novembro a 14 de dezembro de 2012
De segunda a sexta-feira, das 08h às 18h

 

 

(Assessoria)

Comentários (0)