Neste sábado acontece mostra do projeto premiado pela Secult “Fonte Ancestral”

Consiste em oficinas artesanais e estudos direcionados à comunidade da cidade, como Artesanato e Ecologia, Arte em Buriti, Instrumentos musicais, Cerâmica e Tecelagem.

A associação de artesãos de Porto Nacional está realizando desde o início de novembro uma série de atividades do projeto contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura no Edital de Incentivo à Cultura 2011, “Fonte Ancestral”, que consiste em oficinas artesanais e estudos direcionados à comunidade da cidade, como Artesanato e Ecologia, Arte em Buriti, Instrumentos musicais, Cerâmica e Tecelagem. A exposição com a mostra dos trabalhos acontece neste sábado, 01, no evento "Cabaça Cultural" na sede da ONG COMSAUDE, próximo a catedral de Nossa Senhora das Mercês.

De acordo com a presidente da Associação Brenda Kalise, o projeto tem o objetivo de valorizar as técnicas e os saberes artesanais tocantinenses. “O artesanato é um importante meio de desenvolvimento local, que trabalhado de maneira correta, não degrada a natureza e gera bons rendimentos econômicos. Além de ser uma forma de trabalho que gera saúde, tanto para o ambiente quanto para o trabalhador”, explica Brenda.

O projeto ofereceu oficinas de Tecelagem ministradas por Dona Benedita Damacena, oficinas de Cerâmica ministradas por Dona Romoalda Furtado, de Confecção de Tambores ministradas por Brenda Kalife e oficinas de Confecção de Móveis de Buriti ministradas por Mestre Zeca (José Fernandes).

Segundo o coordenador do projeto Nereu Cavalcanti o evento “Cabaça Cultural” além da exposição contará com apresentação musical, recital de poesia, artesanato, gastronomia e reunião da classe artística de Porto Nacional. (Assessoria)

Comentários (0)