35 técnicos do Ruraltins passam por treinamento sobre elaboração de projetos

A iniciativa é uma ação do convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Ruraltins, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)...

Polpas de frutas e doces
Descrição: Polpas de frutas e doces Crédito: Ascom/Ruraltins

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) realiza de 02 a 06 de junho, um treinamento com trinta e cinco técnicos do órgão sobre a elaboração de projetos de agroindústrias familiares. A iniciativa é uma ação do convênio firmado entre o Governo do Estado, por meio do Ruraltins, e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

De acordo com a engenheira de alimentos, Vanusse Brasil, o objetivo do treinamento é capacitar os técnicos na elaboração e implantação de projetos dentro de uma visão de desenvolvimento sustentável e de viabilidade econômica, e que atendam às necessidades da agroindústria quanto a sanidade, a qualidade e a quantidade de matéria-prima a ser processada.

 

“Para que a agroindústria consiga resultados positivos é necessário que as produções, primária e agroindustrial, e a comercialização estejam ordenadas e sintonizadas. É indispensável o planejamento e a execução de etapas preparatórias que antecedam a elaboração dos projetos, além de promover a sensibilização para o apoio das instituições como os municípios, os movimentos sociais, dentre outras, para que participem conjuntamente do desenvolvimento dessa atividade”, acrescenta.

 

O evento, que acontecerá das 8h às 18h, no auditório da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seagro), irá abordar temas como: Regularização Sanitária; Instalações Industriais; Regularização Ambiental; Embalagem e Rotulagem; Boas Práticas de Fabricação; dentre outros assuntos.

 

São parceiros na realização do treinamento, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec); a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a Universidade Federal do Tocantins (UFT); o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Vigilância Sanitária do Tocantins.

 

Agroindústrias

Segundo informações da Gerência de Agroindústria do Ruraltins, no Tocantins existem aproximadamente 200 agroindústrias familiares em funcionamento. Destas, 115 são casas de farinha, sendo o restante distribuído em laticínios, abatedouros, frigoríficos de pescado, casas de temperos, além de polpas frutas e doces.   

 

Comentários (0)