9º Semana do Peixe incentiva consumo do pescado no Estado

Até o dia 18 de setembro acontece a 9º Semana do Peixe. O evento acontece simultaneamente, acontecem em Palmas, Dianopólis e Almas com palestra sobre Sistema de Produção de Peixe, Oficinas de Manipulação de Pescado e Torneio de Pesca Esportiva

A 9º Semana do Peixe acontece até o dia 18
Descrição: A 9º Semana do Peixe acontece até o dia 18 Crédito: Web

Com o objetivo de incentivar o consumo do pescado, acontece até o dia 18 de setembro a 9º Semana do Peixe. O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins – Ruraltins, apoia as atividades da semana que é uma realização do MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura, por meio da Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura no Tocantins- SFPA

 

Ao Portal T1 Notícias o coordenador geral da SFPA, Amilton Rodrigues de Araújo, informou que as programações, simultaneamente, acontecem em Palmas, Dianopólis e Almas com palestra sobre Sistema de Produção de Peixe, Oficinas de Manipulação de Pescado, Torneio de Pesca Esportiva, Feira do Agricultor Familiar e Campanha de Registro do Aquicultor junto ao MPA.

 

“Na programação de Palmas estão previstas em cerca de 30 escolas da rede municipal e supermercados palestras com acadêmicos da IFTO e distribuição de material gráfico do Ministério da Pesca sobre a importância do consumo do pescado. Além disso, estaremos realizando um concurso de redação para os alunos do 9º ano da Rede Municipal de Ensino com o tema: “Pescado: dá água na boca e faz bem pra a saúde”, informou.

 

Araújo explicou também que um dos principais diferenciais desta semana é que outros municípios do Estado vão participar. “Um diferencial é que estamos realizando esta Semana em Dianópolis e em Almas, que são um dos maiores produtores de pescado do Estado. O enceramento será realizado no dia 18 com a apresentação de um relatório das atividades realizadas e também a premiação e entrega dos certificados dos alunos classificados no concurso de Redação”, finalizou.

 

Concurso de redação

Os melhores colocados no concurso de redação serão premiados no encerramento do evento com troféu, kit de pesca, certificado de participação, uma camiseta da semana do peixe e um vale jantar para o aluno, preferencialmente acompanhado do pai, mãe, professor ou coordenador responsável podendo chegar ao valor de R$ 200,00

 

Cada escola pode inscrever somente duas redações por turma. O responsável pela escola encaminhará a redação selecionada até o dia 10, ao SFPA. Os trabalhos serão avaliados, por uma Comissão Julgadora, composta por três técnicos da SFPA e da SEMED.

 

A cerimônia de premiação será realizada ás 10h do dia 18 de setembro de 2012, no Auditório do Senac

 

Tocantins

Segundo dados do Ministério da Pesca, a média de consumo recomendada pela Organização Mundial de Saúde, por pessoa, é de 12 quilos de peixe no ano, no Brasil, a média é de 9 quilos. Informações da Diretoria de Aquicultura e Pesca do Ruraltins, revelam que o Tocantins ocupa o 16º lugar no ranking nacional em relação a produção de pescado (dados do MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura). Estima-se que no Estado mil produtores estão na atividade, e que juntos produzem cerca de 10 mil toneladas de pescado/ano. A estimativa é alcançar aproximadamente, 25 mil toneladas/ano até 2015.

 

Comentários (0)