Agência do Matopiba pode ser solução para alavancar produção agrícola no TO

A agência do Matopiba foi citada durante evento na Agrotins 2015 na manhã desta sexta-feira, 8, e segundo o governador o Estado tem que garantir infraestrutura nos municípios para o sucesso da região.

Governador fala de investimentos na região
Descrição: Governador fala de investimentos na região Crédito: Bonifácio/T1Notícias

A implantação da Agência do Matopiba foi um tema bastante citado durante a solenidade de assinatura do Convênio de Cooperação Geral entre o Sebrae e o Banco da Amazônia e o superintendente do Sebrae Omar Hennemann lembrou que o Tocantins compõe a maior parte da região que compreende os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Ele lembrou a importância de investir na região.

 

Na oportunidade, Omar lembrou que dos 73 milhões de hectares da região do Matopiba apenas 10 % estão cultivados, ou seja, 7,3 milhões de hectares e para ele a agência vai fazer a produção avançar. “Pela primeira vez o governo Estadual e o Federal tem a oportunidade de construir juntos e fazer com que o Tocantins seja uma terra de oportunidades”, disse o superintendente.

 

O governador Marcelo Miranda (PMDB) ressaltou que o Estado tem um papel importante na garantia do sucesso da agência. “É preciso que o Governo garanta a infraestrutura nos municípios para que desta forma se consiga o que se espera da região que é a geração de emprego e renda”.

 

Para o deputado federal Carlos Gaguim (PMDB) com a ajuda do governo Federal para a região e em especial para o Tocantins vai ser possível crescer pela captação de investimentos. “Temos condições de tornar o Tocantins um dos Estados que mais vai crescer, e isso graças a atração de investimentos”, ressaltou.

 

Já o senador Donizeti Nogueira (PT) destacou que o desenvolvimento da região é uma demonstração de inteligência e com o planejamento vai ser possível atrair mais investimentos e gerar emprego e renda não só para o Tocantins e a região do Matopiba, mas para todo o Brasil.

 

“A base para industrializar o nosso Estado é a agroindústria e eu tenho certeza que o governo está preparando o Estado para receber os investimentos”, pontuou o senador ao lembrar que não só o Tocantins, mas todo o Brasil passa por um momento de ajustes. “Não estou vendo nenhuma crise, mas oportunidade de quem quer trabalhar fazer a diferença e alavancar o nosso país”.

 

Agencia do Matopiba

 

Proposta pela ministra da Agricultura Kátia Abreu, a agência do Matopiba pretende promover a inovação, pesquisa, agricultura de precisão e assistência técnica aos produtores rurais. 

 

A região em que o Tocantins tem a maior representação, 38 %, é responsável pela produção de mais de 19 milhões de toneladas e com a agência vai ter a responsabilidade de garantir um planejamento e um escoamento da produção de forma responsável. 

Comentários (0)