Agrotins mostra câmara de brotação de mandioca para agricultura familiar

A estrutura para produzir as mudas é simples, numa câmara com cobertura plástica especial e um microaspersor interno

Câmara de brotação
Descrição: Câmara de brotação Crédito: Ascom Seagro

Os agricultores familiares que participam na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014 podem conferir de perto uma câmara de brotação de mandioca. A apresentação prática é feita pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Nesta edição, a Agrotins tem como slogan ‘A Força do Conhecimento’ e a programação segue até sábado, dia 10, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A câmara é um sistema de produção de mudas (manivas ou sementes) de alta produtividade. “Esta é uma prática de multiplicar para propagar o material genético, livre bactericida e vírus, sendo manivas sadias e prontas para o plantio”, disse o técnico agrícola da Embrapa, André Cirqueira.

“É uma técnica indicada para o pequeno produtor aumentar e multiplicar a produção de mudas, garantindo alta produtividade da mandioca e, consequentemente mais lucro na produção final”, complementou André.

 

Sistema

A estrutura para produzir as mudas é simples, numa câmara com cobertura plástica especial e um microaspersor interno. Segundo informações da Embrapa é uma tecnologia antiga utilizada na Colômbia, na década de 70, mas a Embrapa inovou e aprimorou a tecnologia, adaptando para produção de mudas de mandioca no Brasil.

 

 Feira

Organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), a Agrotins 2014 tem como tema principal a Agricultura Familiar. A expectativa é que os números de 2013 sejam superados, quando mais 73 mil pessoas visitaram o local e R$ 515 milhões comercializados.

 

Comentários (0)