Área destinada a plantação de milho aumenta em 44,5%

O Tocantins foi considerado como um dos Estados que mais aumentou a área destinada a plantação de milho chegando a 44,5%. Trinta municípios Tocantinenses realizam este plantio.

Área teve crescimento
Descrição: Área teve crescimento Crédito: web

Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento-Conab, o Tocantins foi um dos Estados que mais aumentou a  área destinada à plantação de milho, chegando a 44,5%.
 

Ao Portal T1 Notícias, o coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, informou que a safra do grão acontece nos meses de outubro a novembro e que houve um aumento da produção se comparada ao ano passado.

 

"O plantio ocorre em outubro e novembro quando se refere a primeira  safra, e de fevereiro a março quando for a segunda safra. O quanto se pretende arrecadar ainda é variável e vai depender muito do  mercado, mas o que podemos adiantar é que com relação a área plantada houve um aumento expressivo  nos 30 municípios tocantinenses", informou.

 

Vasconcelos explicou também que  o grão  tem duas épocas de plantio. “Planta-se o milho no inicio do período chuvoso quando não se deseja utilizar outra cultura após a colheita. neste caso utiliza-se semente de ciclo médio a tardio. A segunda safra refere-se ao plantio após a colheita da soja, que ocorre de meados de fevereiro a março onde se utiliza sementes de ciclo curto otimizando o uso da terra, pois se realiza duas safras de culturas distintas no mesmo período chuvoso", destacou.


O coordenador finalizou explicando o porquê o grão é um dos produtos mais importantes do setor agrícola. "Ele é um dos produtos mais importantes do setor agrícola, pois representa a terceira maior produção de grãos no Estado estando atrás respectivamente do arroz e soja. A sua importância também está ligada ao grande peso que o grãos tem na cadeia comercial  pois supre as necessidades de toda cadeia alimentar desde animal a humana. Atualmente, este produto é exportado principalmente para a região nordeste do país", pontuou.

 

Comentários (0)