Audiência na Câmara Federal discute criação de Frente Parlamentar do Matopiba

Câmara dos Deputados discutiu a criação da Frente Parlamentar do Matopiba, que terá objetivo de trabalhar projetos para formação da nova fronteira agrícola do País. A audiência foi presidida por Irajá

Audiência debateu criação da Frente Parlamentar
Descrição: Audiência debateu criação da Frente Parlamentar Crédito: Ascom Irajá

A Câmara dos Deputados, em Brasília, promoveu uma audiência pública na tarde desta terça-feira, 2, para debater a criação da Frente Parlamentar do Matopiba e projetos para a formação da nova fronteira agrícola do País. A sessão foi presidida pelo presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Social, deputado Irajá Abreu, que apresentou as 218 assinaturas recolhidas dentre os parlamentares que concordaram com a criação da Frente.

 

Para o deputado federal Irajá Abreu a criação do Matopiba irá aquecer a economia do Maranhão, Tocantins, Piaui e Bahia. “O campo é o maior gerador de empregos e renda nesses Estados, tenho certeza que o Matopiba irá fomentar a economia local, fazendo com que o produtor rural se qualifique, pois através do Matopiba poderão receber cursos de capacitação que serão realizados pela Embrapa e centros especializados, tudo isso para melhorar a produção e a qualidade de vida da comunidade”, reforça.

 

A ministra Kátia Abreu participou da audiência e explicou sobre a infraestrutura adequada para o desenvolvimento do pólo agrícola que compreende áreas dos quatro estados envolvidos, que será garantida pelo governo federal. "Verificaremos as estradas, principalmente as BRs 020 e 242, que cortam a região. Estamos levantando a questão da energia e também das áreas mais apropriadas para irrigação", disse.

 

Matopiba

A região do Matopiba compreende 73 milhões de hectares, distribuídos em 31 microrregiões e 337 municípios.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, mais da metade da renda bruta da região é gerada por menos de 1% dos estabelecimentos agropecuários existentes.

 

Ainda segundo o Mapa, 5,9% dos estabelecimentos rurais são de classe média e geraram 26,74% da renda bruta da região. Em 20 anos (1994-2014), a produção de grãos passou de 2,5 milhões de toneladas para 12,5 milhões toneladas.

 

Presenças

Além de Kátia Abreu, o ministro interino da Pesca e Aquicultura, Luiz Otávio, representou o titular da pasta, Elder Barbalho, que está em missão oficial em Portugal. Além dos senadores, deputados, prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todos os quatro estados envolvidos.

Comentários (0)