Avanço da Agroindústria desponta novo “El Dorado” para profissionais no TO

Crescimento da Agroindústria gera oportunidade não apenas para produtores, mas também para profissionais das mais diversas áreas de formação, preparados para gerir, planejar, supervisionar...

Alunos de Agronegócio se preparam para o mercado
Descrição: Alunos de Agronegócio se preparam para o mercado Crédito: Eliane Vieira/T1

Vocação natural do Tocantins, a agroindústria avança no Estado e gera oportunidade não apenas para produtores, mas abre um leque de novas frentes de trabalho na área da transformação de matérias-primas, provenientes da agricultura, pecuária, aquicultura e silvicultura.

Um novo “El Dorado” para profissionais das mais diversas áreas de formação, preparados para gerir, planejar, supervisionar, alavancar, dar consultorias e executar às diferentes iniciativas ligadas à indústria de transformação, que conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Tocantins (Sedecti), já representa cerca de R$ 47 milhões no PIB do Estado (dados do IBGE 2011). Reflexo do crescimento nacional da agroindústria, que se consolida no Brasil como um dos principais segmentos da economia, sendo de extrema importância para o abastecimento interno e para as exportações.

Esse avanço da agroindústria no Tocantins e em todo território nacional fez surgir não apenas oportunidade para os profissionais, mas demandou um novo perfil profissional, que exige não apenas a formação técnica e conceitual, mas a habilidade humana, como lembra o professor do Instituto Federal do Tocantins e doutor em Agronomia, Edvaldo Pacheco.

“É importante que este profissional tenha habilidade humana, técnica e conceitual. A habilidade humana para ter uma relação interpessoal, saber lidar com a equipe, conceitual para saber interpretar os manuais e a técnica para saber de que forma utilizar a tecnologia. Além disso, é preciso ter competência, que é a atitude, o conhecimento e a visão do empreendimento com o qual está lidando”, ressalta o professor, que lembra que entender o processo de produção e gestão da atividade agroindustrial é fundamental ao profissional da área.

Para o professor, o Estado do Tocantins hoje oferece uma ótima perspectiva de crescimento para esses profissionais. “Hoje temos uma perspectiva, mas há a necessidade também de mais estudos e da conscientização, no sentido de se identificar de fato quais são as culturas que tem potencial para exploração no Tocantins. Além disso, é preciso ter gerenciamento, fiscalização e monitoramento”, frisa Pacheco.

 

Agarrando a oportunidadeRomara Carvalho

Com apenas 21 anos, a estudante Romara Carvalho é um exemplo de quem viu na agroindústria uma oportunidade para crescer profissionalmente. A estudante, que está no 4º ano do curso de Tecnologia em Agronegócio no IFTO-campus Palmas, já trabalha na área acerca de três meses em uma empresa exportadora de soja fixada no Estado e ressalta sua satisfação com a escolha. “Comecei o curso sem saber se realmente iria seguir, mas hoje posso dizer que fiz uma excelente escolha. Gostei demais e tive a compreensão que este setor já sustenta grande parte da economia do nosso país. Vejo grande chance de crescimento profissional e gosto muito do que faço”, ressalta ela, que já planeja se especializar na área ao finalizar sua formação de nível superior.

 

Formação no Tocantins

Atualmente o Tocantins conta com diversas frentes de formação para os profissionais interessados em atuar na agroindústria e conforme destaca o também professor do IFTO e mestre em Agroecologia, José Eustáquio Canguçu Leal, “é preciso que o Governo, o setor privado, os produtores, as instituições de ensino se organizem e procurem capacitar mais os seus profissionais para que eles compreendam a necessidade de se agregar valor aos produtos e de oferecer produtos com mais qualidade aos clientes”.

Entre as instituições que hoje oferecem formação ligadas a agroindústria está o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) que oferta cursos técnicos e tecnológicos na área gratuitamente em diversas regiões, entre elas estão: Palmas, com cursos de formação em Agronegócio; Araguatins, com cursos na área da Agropecuária, Dianópolis, com cursos na área da Agronomia e Paraíso, com cursos de formação voltados a própria agroindústria.

Além do IFTO temos no Estado ainda cursos ligados à Agroindustria ofertados pela Unitins e outras instituições estaduais, pela Universidade Federal do Tocantins, que oferta além de cursos de graduação, também mestrado e doutorado ligados à área, e diversas instituições privadas.

 

Pronatec

Dentre as mais diversas frentes de formação para capacitar profissionais para atuar na agroindústria é preciso destacar o Pronatec, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, em especial o Pronatec Rural, que tem capacitado milhares de trabalhadores para a área em todo território nacional.Alunos Pronatec/Senar

No Tocantins, um dos principais parceiros do Governo Federal na promoção dos cursos ofertados por meio do Programa é o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), que já capacitou no Estado 22.263 alunos, conforme os dados do sistema do MEC - SGBF. Até o fim de 2014 esse número pode chegar a 28 mil, segundo informou ao T1 Notícias o Senar/TO. Em todo o Brasil, o Senar tem a meta de alcançar neste ano 8 milhões de matrículas no programa e foi, inclusive, homenageado pela presidente Dilma Roussef na última semana durante o lançamento do Pronatec 2, que tem a meta de alcançar 12 milhões de matrículas em 2015.

Outro parceiro na promoção dos cursos do Pronatec no Tocantins é o governo, que lançou o programa em maio deste ano. Conforme a Sedecti, o Pronatec Estadual matriculou 1.527 alunos da Rede Estadual de Ensino em 15 cursos, de 16 cidades do Tocantins. A expectativa da Secretaria, é que até o final do ano cursos por meio do programa sejam ofertados em todos os municípios do Tocantins.

 

* El Dorado: lenda da época da colonização das Américas, que apontava a existência de uma cidade toda feita em ouro, na qual existiriam tesouros além da imaginação.

Comentários (0)