Cerca de 4 mil suínos foram abatidos neste primeiro semestre

Atualmente há em todo Estado 30.942 propriedades cadastradas, sendo que estas são responsáveis pela criação de 271.322 animais.

Quatro mil foram abatidos
Descrição: Quatro mil foram abatidos Crédito: web

Aproximadamente 4 mil suínos foram abatidos de janeiro a agosto deste ano pelos dois frigoríficos que ficam em Palmas e Gurupi. A informação é da médica veterinária  da Agência de Defesa Agropecuária- Adapec, Jakeline Almeida Lemos Vernier.

 

Segundo Jakeline, a Agência mantêm atualizados os cadastros das propriedades que criam estes suínos. "Atualmente temos cadastrados 30.942 propriedades, sendo que estas são responsáveis pela criação de 271.322 animais. Este valor ainda é pequeno, principalmente porque estas propriedades criam estes animais mais para a subsistência", informou.

 

Granjas Tecnificadas

A veterinária destacou também que oito municípios do Estado tem granjas tecnificadas, ou seja, aquelas que tem uma estrutura melhor. "O principal diferencial desta granja frente aos criatórios   é que elas tem baias construídas e divisão de lotes para separar os animais. Entre os municípios que tem a granja estão Araguatins, Formoso, Aparecida do Rio Negro,Natividade, Palmas, Taquatinga, Ipueiras e Monte do Carmo. No total, há contabilizado a presença de 2.669 animais", informou.


Jakeline finalizou explicando da importância do programa de sanidade da Agência e como ele funciona. "Nós trabalhamos no controle de doenças suínas e realizamos algumas ações como, por exemplo, a fiscalização do trânsito do suínos, cadastro de propriedades e a manutenção do status sanitário de livre de peste suína clássica. É importante deixar claro que desde 2001  o Tocantins está livre desta doença e fomos o primeiro Estado da região Norte  a conquitar esta condição e fazemos parte das 15 unidades da federação que estão livres da doenças", finalizou.

 

 

 

Comentários (0)