Cerca de 60 mil animais foram vacinados contra aftosa na Ilha do Bananal

No primeiro semestre deste ano, a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa imunizou mais de 165 milhões de bovinos e bubalinos (búfalos) no país.

Aproximadamente 60.400 animais foram vacinados contra febre aftosa na Ilha do Bananal. Os dados foram divulgados pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado que apontou também que 232 propriedades foram visitadas nos período de agosto a 15 de setembro. Entre os municípios correspondentes a região estão Araguaçu, Formoso do Araguaia, Sandolândia, Pium, Caseara, Cristalândia e Lagoa da Confusão.

 

Ao Portal T1 Notícias o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pinto Pires, informou que o resultado foi considerado positivo. "Superamos as nossas expectativas, porque ano passado tínhamos vacinado na região 50 mil animais e este ano o valor foi bem superior, apesar das dificuldades enfrentadas pelos técnicos da Adapec, principalmente, pelo grande número de queimadas que atingiu a região”, informou.

 

Ainda segundo o diretor, 100% do rebanho foi vacinado. “Foi possível atingir a meta e vacinamos 100% do rebanho. Os produtores incluindo os indígenas estão de parabéns por ter contribuído com a sanidade do rebanho tocantinense", destacou.

 

Pires explicou também que uma segunda etapa da vacinação deve acontecer no dia 1º de novembro. "Nesta segunda etapa serão vacinados apenas animais até 24 meses. Nossa estimativa é que 4 milhões e meio de animais sejam vacinados neste período em todo o Estado. Este número não inclui a Ilha do Bananal, visto que a vacinação na região acontece apenas uma vez por ano devido as condições climáticas que não permitem a realização das duas vacinações regulares", destacou.

 

 

No Brasil

No primeiro semestre deste ano, a Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa imunizou mais de 165 milhões de bovinos e bubalinos (búfalos) no país, o que representa a imunização de 97,85% desses animais. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (10/9) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

 

Não participaram da primeira etapa da campanha deste ano os estados de Santa Catarina e do Amapá. Santa Catarina é considerada zona livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007 pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Durante o primeiro semestre de 2011, a campanha imunizou 97,7% de bovinos. A zona livre de febre aftosa com vacinação engloba 16 estados e o Distrito Federal.

 

(Com informações do Correio Brasiliense)

Comentários (0)