Chilenos conhecem potencialidades do Tocantins para criação de pirarucu

Uma das principais exportadoras de salmão da América do Sul, estiveram reunidos com o secretário da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, para obter informações sobre as potencialidades do Tocantins

Os empresários chilenos Juan Jorge Lazo e Jose Manuel Bernales, da Australis Seafoods, uma das principais exportadoras de salmão da América do Sul, estiveram reunidos com o secretário da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, para obter informações sobre as potencialidades do Tocantins para a criação de pirarucu. O encontro aconteceu na sede da Seagro, em Palmas. A intenção dos empresários é produzir carne de peixe no Tocantins para exportação.

Bernales explicou que a intenção neste primeiro momento é conhecer o que o Estado tem a oferecer, e assim reunir informações para montar uma proposta de investimento e o plano de negócios. “Temos o interesse em investir aqui, montar a empresa, mas neste momento estamos estudando o que há de disponível na logística, conhecendo preços de terra e a melhor localização”, disse.

Café apresentou aos empresários a localização favorável do Tocantins, que integrada aos eixos multimodais, como Ferrovia Norte-Sul e Hidrovia Tocantins-Araguaia, tendem a favorecer o escoamento da produção a preços menores e com maior rapidez. “Pelos trilhos iremos receber os produtos manufaturados e mandar nossa produção ao Porto de Itaqui, no Maranhão, para que seja exportada”, informou o secretário, acrescentando que nos próximos anos devem começar a operar as barcas por meio da Hidrovia Tocantins-Araguaia.

Além disso, os empresários ficaram satisfeitos em saber das condições climáticas, de solo e da política ambiental do Estado. “O nosso interesse é produção de proteína, e vimos que aqui é um bom local para diversificarmos esta produção”, destacou Bernales.

Por sua vez, o secretário acrescentou que é interesse do governo atrair empresários, não para que paguem impostos, mas sim para que gerem emprego, aumentem o consumo e assim gerem impostos. “O governo tem interesse que a atividade prospere”, frisou.

A presidente do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Miyuki Hyashida, participou da reunião. Os empresários estavam acompanhados dos consultores da Acqua Imagem, de São Paulo (SP), Eduardo Ono e João Campos.

Empresa

A Australis Seafoods está instalada em cinco regiões do Chile e utiliza a água doce da Patagônia Chilena para produção de salmão de alta qualidade. O produto é exportado, principalmente, para os Estados Unidos e Brasil. A empresa se destaca ainda pelo cuidado especial com as condições sanitárias e com o meio ambiente.

Pirarucu

O pirarucu é um peixe conhecido como o “gigante” dos rios amazônicos, com mais de três metros de comprimento e até 250 quilos.

Comentários (0)