Coapa envia 76.591 toneladas de soja para os mercados interno e externo

O escoamento da safra de soja 2011/2012 produzida na região de Pedro Afonso foi concluida. o total foram expedidas 76.591 toneladas da oleaginosa, comercializadas antecipadamente pelos produtores através de contratos com as tradings responsáveis pela

Crédito: Divulgação

A equipe da Unidade Operacional da Coapa concluiu na segunda-feira, 10 de setembro, o escoamento da safra de soja 2011/2012 produzida na região de Pedro Afonso. No total foram expedidas 76.591 toneladas da oleaginosa, comercializadas antecipadamente pelos produtores através de contratos com as tradings responsáveis pela exportação do produto.


O trabalho começou em 10 de fevereiro deste ano. Os grãos são provenientes de fazendas de 130 produtores, sendo 51 associados da cooperativa e 79 não cooperados.


Segundo o gerente da Unidade Comercial da Coapa, Nelzivan Carvalho, a soja produzida na região de Pedro Afonso abastece o Tocantins, Pará e estados do Nordeste, além de ser enviada para o exterior, principalmente à China, grande consumidora da oleaginosa.


O gerente da Unidade Operacional da Coapa, Vanderlei do Souza, explicou que os grãos que chegaram da lavoura com média de umidade de 16,05, passaram pelo processo de secagem no armazém e foram expedidos com média 12,18 de umidade, atendendo o padrão internacional para exportação. Ainda conforme o responsável, na safra 2011/20122 quase 50 colaboradores trabalharam ininterruptamente, em três turnos, para atender o grande volume de soja que passou diariamente do armazém, considerado o maior do Tocantins.


“Com planejamento das ações e esforço de toda a equipe, conseguimos realizar satisfatoriamente o recebimento e expedição da safra”, afirmou Vanderlei, lembrando ainda que o armazém já concluiu o recebimento do milho e sorgo produzidos na Safrinha 2012 em Pedro Afonso e região. Foram recepcionadas 8.351 toneladas de milho e 6.214 de sorgo, superando as metas estabelecidas para 2012. (Da assessoria).

Comentários (0)