Com 70% dos stands reservados, Agrotins 2014 deve superar resultados anteriores

A estimativa para este ano, conforme a organização do evento é superar os resultados positivos conquistados na edição do ano passado, quando foram movimentados mais de R$ 515 milhões em negócios

Evento em maio já tem 70% dos stands reservados
Descrição: Evento em maio já tem 70% dos stands reservados Crédito: Ademir dos Anjos

Maior evento do setor agrário da região da Amazônia Legal, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) já está com os preparativos adiantados e a maior parte dos stands já reservados para a edição de 2014, que será realizada entre 6 e 10 de maio. A estimativa para este ano, conforme a organização do evento é  superar os resultados positivos conquistados na edição do ano passado, quando foram movimentados mais de R$ 515 milhões em negócios. O tema deste ano é Agricultura Familiar, seguindo a orientação da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que escolheu 2014 como o ano da Agricultura Familiar.

De acordo com o Coordenador de Transferência de Agrotecnologia da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, Fernando Garcia, mesmo com a grande movimentação de negócios gerada pela Agrotins, o objetivo principal da feira é promover e disseminar o conhecimento entre os produtores rurais do Estado. “Este ano o tema da feira é a agricultura familiar, principalmente com destaque para o conhecimento adquirido. Durante o evento, o produtor vai encontrar as tecnologias para aplicar no seu negócio”, completou.

Desta forma, um setor que será fortalecido para a 14ª Agrotins é o pavilhão da Agricultura Familiar, com stands de negócios, oficinas e workshops voltados para o setor. Lá também, segundo o coordenador da Seagro, serão debatidas políticas públicas de incentivo para a cadeia produtiva dessa modalidade agrícola. “No pavilhão da Agricultura Familiar, nós daremos destaque especial para o setor, com atuação conjunta com o governo federal”, pontuou.

Para levar o público interessado à Agrotins durante os dias de evento, serão disponibilizados 40 ônibus para transportar caravanas de pequenos produtores de todo o Tocantins até Palmas. Os interessados em participarem das caravanas devem procurar os escritórios locais da Agência de Defesa Pecuária (Adapec) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), ou mesmo a sede da Secretaria da Agricultura, em Palmas.

 

Negócios

Mesmo com o foco mais voltado para as capacitações, é inegável que a Agrotins vem ganhando a cada ano grande destaque na movimentação financeira, com negócios concretizados no Parque Agrotecnológico de Palmas, local do evento.

“Estamos trabalhando há oito meses na organização do evento e a expectativa é muito boa. Este ano nós já tivemos novas empresas confirmadas para participar da feira e ampliamos a área para máquinas”, disse Fernando Garcia. A região reservada para a exposição de maquinário agrícola, segundo Garcia, aumentou para a edição 2014 da Agrotins, passando de 35 mil m² para 50 mil m².

Segundo o gestor, 70% dos stands para expositores da Agrotins já estão reservados.

 

Novidade

Do ponto de vista produtivo, a feira este ano tem uma novidade, que é a exposição e debates sobre o cultivo de algodão geneticamente modificado. “Depois da liberação para a produção de algodão transgênico, vamos ter uma área específica para tratar do assunto na Agrotins deste ano”, pontuou o organizador do evento.

 

Comentários (0)