Com cem granjas, expectativa é de crescimento na produção de frangos

A cada 45 dias o Tocantins produz três milhões de frangos. Ainda de acordo com a Adapec, em doze municípios há 100 granjas com capacidade para 30 mil aves.

A cada 45 dias, o Tocantins produz três milhões de frangos. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária- Adapec que apontou que  este prazo é o período para as aves se desenvolverem e que em doze municípios há 100 granjas  com capacidade para 30 mil aves aproximadamente.

 

A produção se concentra nos municípios de Angico, Araguaína, Arguiarnópolis, Cachoeirinha, Darcinópolis, Luzinópolis, Nazaré, Palmeiras do Tocantins, Paraíso do Tocantins, Santa Terezinha, Tocantinópolis e Wanderlândia.


Ao Portal T1 Notícias a responsável técnica pelo programa de sanidade agrícola da Adapec,  Simone Santos Barros, informou como funciona o programa de sanidade avícola nestas granjas.

 

 "A gente faz o trabalho de fiscalização a cada 45 dias  nos galpões para que estas aves cheguem saudáveis ao abatedouro. Este trabalho está baseado tanto na verificação da saúde dos animais, como na qualidade da água e na estrutura física destes locais", destacou.


A responsável técnica informou ainda que neste primeiro semestre já foram autuados e notificados alguns estabelecimentos.  "Já realizamos quatros atuações com multa fixa no valor R$ 137 reais  e 20 notificações . O nosso primeiro procedimento neste caso é  notificar a granja dando a eles novo prazo para se adequarem as recomendações. Se isto não for feito realizamos a autuação que inclui o pagamento da multa, mais outro prazo para que as recomendações solicitadas pela Adapec sejam atendidas.Se a situação permanecer  damos a estes  proprietários  a suspensão da guia de trânsito animal, ou seja, ele fica proibido de alojar os pintinhos na granja", finalizou.
 

Frigorifico avícola

No Tocantins há somente um frigorifico avícola. Localizado em Paraíso, a  Frango Norte abate cerca de 40 mil aves diariamente e a expectativa é de que até o final do ano essa quantidade chegue a 70 mil aves abatidas por dia. 
 

Os produtos são vendidos em todo Tocantins, no sul do Pará e Maranhão, além de Mato Grosso e Piauí.

 

Comentários (0)