Palmas, Tocantins -

Agronegócio


Geração de renda
800 visualizações

Com foco na qualidade de vida e geração de renda, agricultores familiares participam de curso de fabricação de sabão em Arraias

Agricultores familiares de Arraias participaram no mês de julho de um curso de fabricação de sabão caseiro. O curso, segundo informações da Seagro, foi destinado a 15 agricultores familiares da comunidade de Cajueiro. No curso foram repassadas inform
- Atualizada em

Aconteceu neste mês, no município de Arraias, 413 km de Palmas, o curso de fabricação de sabão caseiro, destinado a 15 agricultores familiares da comunidade de Cajueiro. A iniciativa foi uma promoção Ruraltins- Instituto Desenvolvimento Rural do Tocantins e visou o fortalecimento das famílias, bem como, proporcionar alternativas que tragam a melhoria da qualidade de vida nas comunidades rurais, tendo como foco a geração de renda e inclusão social.

No curso foram repassadas informações para utilização de produtos, que geralmente são desperdiçados, para serem reaproveitados por meio do processamento para o consumo na higiene pessoal e limpeza doméstica. “Além de transformar o que iria para lixo, os agricultores podem produzir o sabão com criatividade e comercializar os produtos, obtendo uma renda extra e ainda contribuir com o meio ambiente”, apontou a extensionista e facilitadora do curso, Maria da Conceição Teixeira.

Na prática, os agricultores aprendem a fabricar o sabão em barra, pasta e líquido de forma artesanal, utilizando o óleo de cozinha saturado e o sebo, sendo misturado com soda cáustica, álcool, água, anil e essências. Um trabalho simples, mas que requer cuidados, a exemplo da escolha de um local arejado, uso de luvas, máscara, óculos, avental e toca para evitar contatos com produtos químicos nocivos a saúde (Da assessoria).