Com objetivo de melhorar produção leiteira, produtores participam de capacitação

Na última semana a Adapec realizou uma capacitação com 15 produtores de leite sobre as principais práticas envolvidas na produção leiteira. No Tocantins, atualmente 90% da ordenha bovina ainda é realizada manualmente.

A Adapec em parceria com o Senar e a empresa Ouro fino promoveram na última semana um treinamento com 15 produtores de leite  no Sitio Modelo, em Palmas. O treinamento tratou sobre as principais práticas envolvidas na produção leiteira.  De acordo com as informações,  no Tocantins, atualmente, 90% da ordenha bovina ainda é realizada manualmente.

 

Ao Portal T1 Notícias, a coordenadora de Educação Animal, Mara Luce Borges Leal, falou sobre os principais temas abordados durante o curso.
 “Um dos temas abordados foi o manejo do gado, as vantagens da ordena mecânica e também as novas exigências propostas pela Instrução Normativa nº 51, sobre a conservação adequada do leite, que tanto no sistema manual quanto no mecânico deve ser resfriado no limite de 4C° até três horas", disse.

 

 

A coordenadora informou também sobre os principais benefícios da ordena mecânica. "Uma das principais vantagens é a diminuição na mão de obra e no tempo de trabalho e também por oferecer um produto de melhor qualidade", explicou.


 

Mara Luce finalizou explicando que no final do mês estão previstos mais cursos de capacitação em três municípios do Tocantins. "Ainda não temos a data prevista, mas sabemos que até o final deste mês deve acontecer esta mesma capacitação nos municípios de Palmeirópolis, Colméia e Arguianopólis", concluiu.
 

(Com informações da Adapec)

Comentários (0)