Começa planejamento da safra de soja 2012/2013 em Pedro Afonso

O planejamento da safra 2012/2013 de soja já foi iniciado pelos técnicos da Coapa. Uma reunião foi realizada para apresentar aos produtores informações sobre o mercado da soja e a relação de insumos agrícolas que a Coapa disponibilizará.

A reunião aconteceu em Pedro Afonso
Descrição: A reunião aconteceu em Pedro Afonso Crédito: Divulgação

Técnicos da Coapa – Cooperativa Agroindustrial do Tocantins já iniciaram o planejamento da safra 2012/2013 para auxiliar  associados que cultivam a oleaginosa. Nesse sentido, as equipes das Unidades Agroveterinária e Comercial realizaram reunião com a participação de 25 sojicultores da região de Pedro Afonso. 


 

O objetivo foi apresentar aos produtores informações sobre o mercado da soja e a relação de insumos agrícolas que a Coapa disponibilizará na próxima safra, com detalhes sobre preços, aplicabilidade e resultados de produtos na lavoura. 


 

Ao abrir a reunião, o presidente da Coapa, Ricardo Khouri, mostrou otimismo e afirmou que a recuperação das áreas de soja na região, que haviam diminuído com o início do cultivo da cana-de-açúcar, deve ocorrer em até três safras, antecipando o prazo que era de 6 ciclos de produção. “Estamos vendo produtores abrindo novas áreas para plantio e outros agricultores adquirindo áreas para investir no cultivo de soja em nossa região. Isso mostra que a cultura da soja está garantida por vários anos”, avaliou o produtor rural. 


 

Com a exibição de gráficos, o gerente comercial Nelzivan Neves deu detalhes sobre o mercado da soja e as perspectivas de melhorias no preço da oleaginosa, principalmente depois da perda de grãos nos Estados Unidos, devido a problemas climáticos. Segundo o técnico, três fatores são animadores para a Safra 2012/2013: perspectivas de bons preços, média de lucratividade positiva e o aumento da disponibilidade de crédito. Ainda prestou informações sobre a comercialização da Safrinha de milho e sorgo deste ano e tirou dúvidas dos produtores. 


 

A gerente da Unidade Agroveterinária, Érica Lima Brito, informou que a tendência é que a área plantada de soja na safra que se inicia seja igual a anterior que foi de 20.046 hectares, com abertura de novas áreas em Tupirama, Centenário e no distrito de Porto Real, zona rural de Pedro Afonso. Lembrou que os custos de produção dependerão muito da tecnológica aplicada pelo sojicultor no momento do cultivo da lavoura. A engenheira agrônoma também apresentou o portfólio de insumos agrícolas (fertilizantes, defensivos e sementes) ofertados na loja agroveterinária da Coapa. “Estamos prontos para receber o produtor para elaborar sua planilha de custos, além disso, dispomos de equipe técnica qualificada para atender os sojicultores”, assegurou a gerente agroveterinária. 


 

A intenção da Coapa é realizar, mensalmente, reuniões para repasse de informações aos produtores por meio de palestras técnicas. (Assessoria)

Comentários (0)