Confira as ações confirmadas para Agrotins 2014

Uma das novidades para a Agrotins deste ano é o pavilhão voltado especificamente à agricultura familiar. Além dos cursos e palestras, o espaço também terá exposição de máquinas e implementos agrícolas

Agrotins 2014 terá novidades
Descrição: Agrotins 2014 terá novidades Crédito: Ascom

Todos os anos, a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro) e seus inúmeros parceiros se mobilizam para a realização da Feira da Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2014). Um dos principais parceiros, o Instituto do Desenvolvimento Rural (Ruraltins) anunciou algumas das ações que já estão programadas para o evento. O destaque vai para ações voltadas à agricultura familiar, tema desta edição.

Segundo o engenheiro agrônomo do Ruraltins, Edimilson Souza, as Unidades Demonstrativas (UDs) de produção agroecológica sustentável com tecnologias para melhorar a produtividade já estão em andamento. “O Ruraltins, a exemplo dos outros anos, traz também várias unidades demonstrativas. Dentre elas temos: a fruticultura, com o maracujá consorciado com o açaí e o mamão, a banana também com o açaí; a produção orgânica de hortaliças; o sistema agrosilvopastoril, que integra pastagem, floresta e plantação de grãos, como o milho, além das unidades de bovinocultura de leite, avicultura, apicultura, com a demonstração de abelhas sem ferrão e novidades para a área de piscicultura”.

Uma das novidades para a Agrotins deste ano é o pavilhão voltado especificamente à agricultura familiar. Além dos cursos e palestras, o espaço também terá exposição de máquinas e implementos agrícolas destinados ao pequeno agricultor. O engenheiro agrônomo da Diretoria de Agricultura Familiar da Seagro, Marcelo Gualberto, explicou. “Com a finalidade de evidenciar a agricultura familiar, o pavilhão contará com capacitações, experimentos, vitrines e caminhão-museu, que contará a história de movimentos sociais ligados aos agricultores familiares”.

O aproveitamento do espaço do pavilhão ainda está em discussão. Mas a princípio, serão cerca de 30 vitrines na medida 4x4m, além de vitrines de instituições que trabalham com agricultura familiar, como Seagro, Ruraltins, Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Além das vitrines, o pavilhão terá um espaço com auditórios para capacitação e praça da diversidade e cultura.

 

Agrotins

Em 2013, o evento movimentou mais de R$ 515 milhões em negócios, recebeu 73.167 visitantes e contou com 469 empresas e instituições nos expositores. Em 2014, a Agrotins tem como tema a agricultura familiar, e acontece de 6 a 10 de maio no Centro Agrotecnológico de Palmas, localizado na TO-050, saída para Porto Nacional.

 

Comentários (0)