Crescimento da silvicultura no Tocantins garante produção sustentável

O Estado tinha uma área de silvicultura de 16.656 hectares em 2006 e no último levantamento, do ano de 2011, essa área havia expandido para 83.590 hectares, registrando uma evolução de 501,8%.

Floresta plantada
Descrição: Floresta plantada Crédito: web

Seguindo uma tendência mundial, a produção sustentável tem ganhado espaço no agronegócio tocantinense, com o crescimento de florestas plantadas. Há 24 anos, na criação do Estado, havia poucas áreas de florestas plantadas, mas agora a silvicultura é a principal atividade de muitos produtores tocantinenses e a perspectiva de crescimento é uma das melhores, dentre as atividades agrícolas existentes. As principais espécies de árvores plantadas no Estado são: eucalipto, teca, acácia mangium e a seringueira.

A silvicultura, que chegou ao Tocantins como uma alternativa de produção, já se consolidou como um dos destaques do agronegócio. De acordo com dados de um levantamento realizado pela Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, o Estado tinha uma área de silvicultura de 16.656 hectares em 2006 e no último levantamento, do ano de 2011, essa área havia expandido para 83.590 hectares, registrando uma evolução de 501,8%.

Para o secretário executivo da Seagro, Ruiter Padua, a silvicultura se tornou um destaque do agronegócio no Tocantins, em razão de seu potencial de expansão. Estudo da Seagro aponta que até 2017 o Estado deve ter 795 mil hectares de florestas plantadas. “Esse potencial de expansão tem atraído cada vez mais investimentos para a silvicultura, que é uma atividade sustentável, pois gera empregos, renda e contribui para a recuperação com o meio ambiente, uma vez que ajuda na recuperação do solo e no sequestro de carbono”, explicou Padua.

 

Seringueira

Com o intuito de fortalecer a silvicultura, o Governo do Estado, através da Seagro, vem trabalhando na implantação de polos de seringueira, em três diferentes regiões do Estado: Sudeste, Centro-oeste e Norte. Em junho deste ano foi lançado o I Polo de Seringueira em Pium (Sudeste) e em setembro o II Polo, em Palmeiropolis (Centro-oeste). O terceiro polo deve ser lançado nos próximos meses, no município de Santa Fé do Araguaia (Norte).

O diretor de Agroenergia da Seagro, Luiz Eduardo Leal explica que o intuito do Governo é investir na expansão da seringueira nas pequenas propriedade do Estado. “A seringueira é importante, sobretudo para diversificar e aumentar a renda dos agricultores familiares, que são a maioria entre os que vivem na zona rural do Tocantins”, afirmou Leal, acrescentando: “o intuito é melhorar a qualidade de vida dos pequenos agricultores”.

 

Eucalipto

O eucalipto que é principal espécie de floresta plantada no Tocantins tem sido importante, sobretudo para a utilização de terras com baixo potencial de exploração agrícola ou que se encontram degradadas, segundo informou o coordenador de Biomassa da Seagro, Hélio de Souza. O plantio de eucalipito no Estado cresceu 577% desde 2006, quando a área era de 13.000 hectares, alcançando 75.977 hectares em 2011. A espécie, que se adaptou muito bem às condições do solo e clima do Estado, pode ser colhida a partir do sexto ano.

“O eucalipto tem sido uma opção de sustentabilidade, através do sistema agrossilvipastoril, que possibilita recuperação de áreas degradadas, silvicultura e formação de pastagens numa mesma localidade”, avaliou Hélio. Apesar de ser considerada uma alternativa de produção para agricultores, o plantio de eucalipto já é a principal atividade produtiva para alguns produtores do Tocantins.

(Da assessoria)

Comentários (0)