Em parceria com Sebrae, Seagro prepara curso de gestão de apiário

No Sul do Estado, a capacitação será realizada entre os dias 8, 9 e 10 de junho, e na região Central será nos dias 11, 12 e 13 deste mês

Cursos acontecem em junho
Descrição: Cursos acontecem em junho Crédito: Ascom/Seagro

Estimular o empreendedorismo é um dos objetivos do Curso de Gestão de Apiário, que será oferecido aos apicultores dos municípios de Gurupi e também de Porto Nacional. No Sul do Estado, a capacitação será realizada entre os dias 8, 9 e 10 de junho, e na região Central será nos dias 11, 12 e 13 deste mês. O curso está sendo oferecido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

 

O curso será aplicado pela consultoria do Sebrae, que disponibilizará as ferramentas do Gestapi, um software de gerenciamento da atividade apícola com monitoramento da atividade. Os apicultores dos municípios de Araguatins e Araguaína também devem ser contemplados com o curso ainda no mês de junho.

 

De acordo com a médica veterinária da Seagro Érika Jardim, é importante que os apicultores participem do curso. “Eles terão uma visão real diante das planilhas de gestão, se o que eles tem feito tem trazido lucro ou não, e vão poder tomar suas próprias decisões como empreendedores que entendem do negócio que estão gerindo, inclusive se devem melhorar as tecnologias que vêm utilizando ou não”, explicou.

 

Utilizando uma prática simples e planejada de aplicação de recursos diante dos custos previstos, os apicultores poderão ter menores gastos e uma produtividade maior junto às Casas do Mel e entrepostos, já implantados em parceria com a Fundação Banco do Brasil (FBB).

 

Apicultura

No Tocantins existem cerca de 1.300 apicultores, 52 associações, duas cooperativas e uma Federação de Apicultores. A atividade é incentivada pelo Governo do Tocantins por ser uma excelente oportunidade de complementar a renda do pequeno agricultor. A atividade apícola tem baixo custo e pode ser realizada até mesmo em áreas urbanas. Em 2013, foram produzidas no Tocantins 210 toneladas de mel, segundo a Federação Tocantinense dos Apicultores (Fetoapi) e para este ano a expectativa é dobrar a produção.

 

Estão implantadas no Tocantins oito Casas do Mel nos municípios de Brejinho de Nazaré, Aliança, Crixás, Jaú do Tocantins, Araguaçu, Formoso do Araguaia, Wanderlândia e Nova Olinda e ainda dois entrepostos disponíveis para o beneficiamento nos municípios de Figueirópolis e Colinas.

 

 

Comentários (0)