Empresas finalizam preparativos para Agrotins 2014: feira começa nesta 2ª

Faltam três dias para a maior feira de tecnologia agropecuária da região Amazônica...

Faltam apenas três dias para a Agrotins 2014
Descrição: Faltam apenas três dias para a Agrotins 2014 Crédito: Ascom Seagro

A três dias do maior evento do setor agropecuário da região Amazônica, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), órgãos parceiros, empresas privadas e instituições de ensino finalizam os preparativos para a Feira de Tecnologia Agropecuária – Agrotins 2014. Com o slogan ‘Agrotins 2014: A força do conhecimento’, o evento ocorrerá entre os dias 6 e 10 de maio, das 9 às 17h, no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional.

 

Já que o tema deste ano acompanha a escolha de 2014 como o Ano da Agricultura Familiar, pelaOrganização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), um pavilhão de 1.200 m² será destinado especialmente ao setor. Quarenta e seis expositores irão divulgar em 30 vitrines produtos orgânicos, artesanato de capim dourado e talo de buriti, embutidos e mesocarpo do babaçu. Também serão ofertadas 14 palestras e 10 workshops sobre diversos assuntos relacionados a este tema, distribuídos durante os cinco dias de feira.

 

Várias novidades serão apresentadas por empresas privadas e Governo do Estado, para estimular a produção agropecuária. Na área de fruticultura, de acordo com o coordenador de Fomento à Produção Vegetal da Seagro, José Américo Vasconcelos, um dos destaques deste ano serão a vitrine de fruticultura que terá um kit de irrigação para agricultura familiar de baixo custo e um sistema de bombeamento de água por meio de placas solares, em parceria com a empresa Borrachas Confiança.

 

Quem visitar a Agrotins 2014 também poderá conhecer um protótipo de energia solar para uso em residência rural. De acordo com o supervisor de Biomassa da Seagro, Reginaldo de Novais Rocha, essa é uma tecnologia muito útil para uso em pequenas, médias e grandes propriedades rurais, onde não possuem energia elétrica ou queiram reduzir custos. “O governo do Estado incentiva o uso dessa tecnologia na Agrotins, pois é economicamente viável para uso doméstico e, em pequenas agroindústrias.”, informou.

 

Já o setor da apicultura será fortalecido com a instalação da Casa do Mel, que mostrará a unidade de extração com equipamentos e insumos para o envasamento do mel e demais produtos derivados, de acordo com a legislação federal. A programação também prevê o 3° módulo do Curso de Manejo para Alta produtividade em Apicultura ministrado pelo consultor em apicultura do Sebrae, Robson Raad. O curso acontecerá nos dias 7, 8 e 9 para técnicos e presidentes de associações de apicultores.

 

Outro destaque do evento é que duas agroindústrias serão instaladas no Centro, demonstrando aos agricultores familiares, pequenos empresários rurais individuais e representantes de cooperativas como devem ser as instalações de dois abatedouros: de frango e outro de peixe. Os técnicos da Seagro apresentarão detalhadamente como são as agroindústrias, desde a construção até a saída do produto para a comercialização. “A nossa intenção é mostrar que a construção de um abatedouro não é complicada como muitos pensam. Lá o agricultor terá a oportunidade de ver o tamanho do local e equipamentos necessários de acordo com a exigência legal”, explicou o diretor de Fomento à Agropecuária, Reynaldo Soares.

 

O setor pecuarista será prestigiado com a apresentação de uma nova ferramenta para o aumento do ganho de peso e na produção e qualidade do leite pela empresa AgroBeef, que é a empresa que representa e distribui os produtos da Biofórmula. “Sabemos que a Feira é uma ótima oportunidade para apresentar nossa tecnologia, que é única no Brasil, para os produtores rurais que precisam de novas soluções para melhorar os números de suas propriedades”,  disse o diretor comercial da empresa, Giseppe Ferraz, que irá apresentar a inovação.

 

Pela primeira vez a Defensoria Pública do Estado  atenderá agricultores familiares na Agrotins. O objetivo e atender a população mais carente. “A proposta para a Agrotins é oferecer orientação jurídica e palestra com a temática educação e direito para que os pequenos produtores tenham conhecimento de seus direitos”, afirmou o defensor público geral, Marlon Amorim.

 

Caravanas

Para garantir a participação do agricultor familiar, o Governo do Estado e parceiros organizam todos os anos dezenas de caravanas que saem de diversas regiões do Estado.  Conforme a coordenadora de apoio às Organizações Coletivas, Sandra Correia, o número de caravanas este ano já superou o que foi registrado ano passado. ”Para este ano já foram confirmadas 67 caravanas, em 2013 foram 39, contando com as caravanas extras”, explica a coordenadora.

 

Estrutura

A estrutura da Feira cresceu para atender o público que aumenta a cada ano. Nesta edição foi ampliada em 15 mil m² a área de exposição de máquinas, ou seja, 30% em relação ao ano anterior. Além disso, os 9 km da estrada que dá acesso à feira foram pavimentados, e o estacionamento foi expandido em aproximadamente 10 mil m².

 

Números

A expectativa este ano é superar os números de 2013, quando foram movimentados em negócios R$ 515 milhões, e aproximadamente 73 mil visitantes passaram pela feira. Na última edição, 469 expositores participaram do evento e 500 já confirmaram presença na próxima Agrotins.

 

Comentários (0)