Frigoríficos do Tocantins abatem mais de 63 mil cabeças neste primeiro semestre

O seis frigoríficos do Estado passam por fiscalização do governo. Esse frigoríficos abateram somente no primeiro semestre 63.935 cabeças de gado.

Frigiríficos passam por inspeção
Descrição: Frigiríficos passam por inspeção Crédito: Divulgação

Os frigoríficos do Estado abateram neste primeiro semestre 63.935 cabeças de gado. Os dados são da Agência de Defesa Agropecuária- Adapec que apontou ainda que se comparado ao mesmo período do ano passado também houve um aumento de 8% nesta atividade.

 

Ao Portal T1 Notícias a coordenadora de inspeção da Adapec, Joseanne Cademartori Lins, informou que acredita que este aumento só foi possível devido ao trabalho de conscientização que a Agência tem realizado para diminuir o abate clandestino.

 

 “Só para se ter ideia comparado ao ano passado houve um aumento de abates de 4.779 bovinos. Isto sem dúvida é resultado do trabalho continuo da Adapec para  combater a clandestinidade . Assim, o próprio  consumidor se conscientiza  que se não consumir carne com inspeção pode estar sujeito a várias doenças como tuberculose e até brucelose”, explicou.

 

Frigorífico

Ainda de acordo com a coordenadora, o Estado possui seis frigoríficos inspecionados pelo Governo Estadual. “São inspecionado os frigoríficos Assocarne, de Araguaína, Frigocapa, de Palmas, Savana, de Silvanópolis, Paulon & Maia, de Gurupi e o Frigorífico Ideal que fica em Jatobá e em Porto Nacional”, informou.

 

Josiane destacou que houve avanços com relação a estes frigoríficos. “Ano passado todos os frigoríficos foram alvos de um Termo de Ajustamento de Conduta solicitado pelo Ministério Público Estadual que solicitou entre outras coisas que estes locais oferecessem uma melhor infraestrutura para atender o consumidor, e isso proporcionou avanços”, informou.

 

A coordenadora ainda falou sobre como é feito este trabalho. “Todo abate passa pelo acompanhamento de dois médicos veterinários que verificam desde o recebimento deste gado até o carregamento da carga. Temos uma fiscalização permanente com a presença também de dois auxiliares contratado e mais seis técnicos. Uma parte e cedida pela indústria e a outra são funcionários da Adapec”, finalizou.

 

Comentários (0)