Governo Federal prorroga por mais um ano Cadastro Ambiental Rural

Governo Federal prorrogou por mais um ano o prazo para Estados concluírem o CAR. Anúncio foi feito pela ministra do Meio Ambiente. No Estado, apenas 16 mil propriedades foram cadastradas.

16 mil propriedades rurais foram cadastradas no TO
Descrição: 16 mil propriedades rurais foram cadastradas no TO Crédito: Fernando Alves

Foi anunciado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, durante coletiva de imprensa, que o Governo Federal prorrogou por mais um ano, o prazo para os Estados concluírem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo terminaria nesta terça-feira, 5.

 

O novo prazo foi anunciado após o Ministério do Meio Ambiente informar que um em cada quatro propriedades rurais (25,1% do total) foi inscrita no Sistema de Cadastro Ambiental Rural. Segundo a ministra Izabella Teixeira, há 1,407 milhão de imóveis cadastrados no sistema, de um total estimado de 5,6 milhões de propriedades rurais no País.

 

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Meire Carreira, disse que “a prorrogação do cadastramento do CAR foi muito importante, pois com o novo prazo teremos tempo para intensificar os trabalhos de visitas técnicas aos pequenos produtores rurais, para que eles possam realizar o seu cadastro. Além disso, iremos desenvolver um trabalho em parceria com a Faet, Ruraltins, Seagro e Sebrae, onde estaremos presente com estande e equipe  técnica nas 16 principais Feiras Agropecuárias que serão realizadas no Estado, no decorrer do ano. Acredito que iremos atingir a nossa meta”.

 

No Tocantins, até agora, 16 mil propriedades foram cadastradas no Sistema de Informação para a Gestão do CAR (SIG-CAR), implantado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

 

A adesão ao CAR é a primeira de uma série de etapas que todos os produtores rurais precisam seguir para se enquadrar nas regras do novo Código Florestal (Lei 12.651/2012), aprovado em 2012. O Cadastro Ambiental Rural (CAR), se tornou obrigatório para todas as propriedades e posses rurais do país. “O Certificado do CAR é de extrema importância, pois possibilita a regularização ambiental, o acesso a financiamentos em instituições bancárias e coíbe o desmatamento ilegal”, afirma o diretor de regulação ambiental da Semarh, Rubens Brito.

 

CAR na Agrotins

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Naturatins irão atender aos pequenos produtores rurais durante a 15ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), que começa nesta terça-feira, 5, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Os técnicos irão atender em um estande montado pela Secretaria que ficará aberto durante toda programação do evento que se estenderá ate sexta-feira, 8.

 

Pequenas propriedades rurais

O diretor de regulação ambiental, Rubens Brito, esclareceu que as pequenas propriedades rurais são aquelas propriedades que tem até 320 hectares, ou seja, de 0 a 4 módulos fiscais no Tocantins. “Esses produtores receberão do Governo do Estado consultoria e assistência técnica gratuita para a inscrição no CAR. A meta é cadastrar entre pequenos e grandes produtores do Tocantins, 80 mil propriedades rurais”, disse o diretor.

 

Além de poder realizar o cadastro do CAR durante a Agrotins, os proprietários rurais também podem fazer o seu cadastro, por meio do endereço eletrônico http://www.sigcar.com.br/tocantins/, onde também podem obter informações a respeito dos procedimentos para inscrição.

 

(Informações da Ascom)

Comentários (0)